Notícias

Array

Hotelaria

Array

Destinos

Array

De acordo com a Delma, o governador Flávio Dino determinou que as ações de sua pasta fossem voltadas prioritariamente para três regiões: Polo São Luís, Polo Chapada das Mesas e Polo Lençóis, incluindo o Delta das Américas

"A Chapada das Mesas reúne todos os requisitos para atrair turistas e se tornar um grande centro de visitação do Estado", disse a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, para representantes de oito municípios da Região Tocantina. O encontro aconteceu em Imperatriz, durante a solenidade de posse da diretoria executiva do Fórum do Polo Turístico Chapada das Mesas. 

Durante sua fala, a secretária falou sobre as boas perspectivas para a área do turismo no Maranhão, já que pela primeira vez, o setor passa a ser considerado prioritário para mudar os indicadores sociais do Estado. Oportunamente, Delma anunciou que a Secretaria do Turismo está passando por uma fase de reestruturação e está definindo as áreas de atuação. "A proposta é garantir resultados efetivos em curto, médio e longo prazo, a partir de financiamentos, linhas de crédito, obras de infraestrutura, capacitação e promoção dos atrativos turísticos", disse.

De acordo com a Delma, o governador Flávio Dino determinou que as ações de sua pasta fossem voltadas prioritariamente para três regiões: Polo São Luís, Polo Chapada das Mesas e Polo Lençóis, incluindo o Delta das Américas. "Sabemos que na Chapada das Mesas a demanda está reprimida, sendo assim, temos que investir nesse polo a partir de Imperatriz", destacou a secretária.

Para o prefeito de Imperatriz, Sebastião Torres Madeira, este é um momento bastante alvissareiro no setor turístico, uma vez que logo no primeiro mês de seu mandato o governador Flávio Dino já sinaliza o apoio ao desenvolvimento do turismo, "que é a grande indústria da economia em todo o mundo". De acordo com Madeira, Imperatriz é uma cidade privilegiada por estar situada na entrada da rota da Chapada das Mesas e que, por sua estrutura como de aeroporto, hotéis, restaurantes, serviços afins, já vem se desenvolvendo como destino de Turismo de Negócios.

"O turismo distribui riqueza para todo mundo, e em nossa região, a exemplo de Carolina e Riachão, temos belezas naturais exuberantes, que poderão entrar no imaginário dos amantes de Ecoturismo & Aventura". Ele observou, contudo, que a região precisa de mais investimentos, de capacitação, para que as pessoas que trabalham nesse setor recebam bem o visitante.

Delma endossou as palavras do prefeito Madeira e lembrou que a Chapada das Mesas precisa buscar avanços para uma certificação de segurança. "O Turismo é uma pasta que dá visibilidade ao Estado e eleva a autoestima da população, mas para isso, precisa estar em constante investimento e em busca de desenvolvimento", conclui a secretária.

A mesa da solenidade também foi constituída pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Sabino Costa; Prefeito de Carolina, Ubiratan Jucá; o gerente Regional do Sebrae, Danilo Lisboa; representando a Prefeitura de Estreito, Lucrécio Oliveira, e a Superintendência de Turismo de Imperatriz; e as turismólogas Lizandra Carvalho e Andréa Sanches.

Encontro com profissionais do setor turístico de Carolina

A secretária Delma Andrade também se reuniu com representantes do setor público e privado do turismo de Carolina. Na ocasião, ela se colocou à disposição para ouvir os profissionais da região, bem como anunciou algumas iniciativas que a Secretaria de Turismo do Estado irá realizar. "A criação do Polo Chapada das Mesas permitirá ações consistentes e focadas no desenvolvimento turístico da região", finalizou.