Notícias

Array

Hotelaria

Array

Destinos

Array

Produtos da agricultura familiar chamam atenção pela diversidade de sabores

 

Já provou soverte de aipim? E de licuri? Se prefere carne, pode optar por linguiça de bode no churrasco. Essas são umas das muitas novidades gastronômicas presentes V Feira Baiana de Agricultura Familiar, que está sendo realizada no Parque de Exposições, até domingo (7), em Salvador.

“Eu nunca pensei que existia sorvete de aipim”, exclamou a administradora Tatiana Silva, visitante da FENAGRO ao provar o saboroso soverte da raiz tão famosa no nordeste. “Já vi purê, sopa, bolo, mas sorvete, nunca”, completa Tatiana. Os responsáveis pela surpresa foi a Associação dos C.P.R.R de Flechas, do município de Inhambupe, na Bahia, especialistas em explorarem as possibilidades culinárias desse tubérculo.

Outro sorvete que chama a atenção dos visitantes é o de licuri. Fruto verde, de caroço que lembra um coco seco, o licurizeiro sempre foi parte integrante da Caatinga brasileira e está presente também na região Nordeste. Aqui na Bahia, boa parte do cultivo vem Região do Piemonte da Diamantina, local que agrega várias cooperativas e associações que produzem produtos do licuri como cocadas, pães, biscoitos, além do soverte e o licuri in natura ou torrado.

Linguiça de bode, nego bom de umbu, doce de leite de cabra e cachaça de pimenta do macaco, são algumas das diversas opções gastronômicas desenvolvidas por cooperativas que trabalham com a agricultura familiar no Estado.