Notícias

Array

Hotelaria

Array

Destinos

Array

Com a presença de 35 mil espectadores por noite, além de 10 mil pessoas participando da apresentação e organização, a festa é um símbolo do destino turístico do Amazonas 

 

  Na noite da última sexta-feira (27/06) o estado do Amazonas tecve início o 49º Festival Folclórico de Parintins. O evento vai até o próximo domingo e movimenta o Turismo em todo o estado. Com a presença de 35 mil espectadores por noite, além de 10 mil pessoas participando da apresentação e organização, a festa é um símbolo do destino e contou com as presenças do ministro do Turismo, Vinicius Lages e do governador José Melo, além da presidente da Amazonastur, Oreni Braga.

“O Festival de Parintins é um grande vetor do Turismo. Além disso, as suas referências mostram toda a riqueza da Amazônia”, definiu o ministro do Turismo, Vinicius Lages. Ainda sobre o estado, ele lembrou que a quantidade de visitantes em Manaus e a qualidade dos serviços durante a Copa levou o destino a um outro nível. “O país vive um momento especial, com uma janela de oportunidade para se projetar para o mundo, que é a Copa. Estamos mostrando a nossa capacidade de acolhimento, que com a nossa natureza forma uma combinação poderosa”complementou.

 A presidente da Amazonastur, Oreni Braga,  ressaltou o potencial das festas regionais para a movimentação do turismo e preservação da cultura, além de lembrar o papel do estado no mundial de futebol. 

 “Não foi a toa que fomos considerados a melhor cidade-sede da Copa do Mundo. Agora, no Festival, vamos mostrar a nossa cultura para o mundo”, reiterou. “Na Copa, Manaus nos deu um exemplo de como acolher bem turistas de todo o mundo e se consolida como um dos grandes destinos do mundo”, completou Lages.

De a ordo com o governador José Melo, governador do Amazona, o sucesso do festival se deve a  abundância de talentos em Parintins que a cada ano renovam as apresentações: “Parintins é o berço da criação. Nossos artistas são muito inspirados e conseguem sempre surpreender o público”, disse. “Percebemos que muitos dos turistas que vieram para a Copa do Mundo esticaram para poder ir a Parintins. Este ano teremos o maior festival da história”, finalizou.

 Neste ano o Boi Caprichoso (azul) foi quem abriu o festival, que é realizado no Bumbódromo da cidade de Parintins – localizada a 750 quilômetros de Manaus. O tema escolhido para ser mostrado na arena foi Amazônia Táwapayêra  - palavra de origem indígena que significa aldeia mística.

Em seguida veio o Boi Garantido (vermelho) – último campeão. Amazônia fé e celebração foi o tema escolhido pela agremiação para mostrar na arena. Com referências sobre as diversas maneiras de exercer a fé, o Garantido agitou a galera já na madrugada deste sábado.

Os dois serão avaliados por um corpo multidisciplinar de jurados em 13 diferentes itens. O resultado sai neste domingo (29/06).