Consórcio Aproveite Campos do Jordão promove famtour para fortalecer o turismo na cidade
Encontro, realizado em parceria com a Trend, do grupo CVC Corp, levou executivos da companhia e agentes de viagens para conhecer a cidade mais alta...
Encontro, realizado em parceria com a Trend, do grupo CVC Corp, levou executivos da companhia e agentes de viagens para conhecer a cidade mais alta...
Rede dará até 30% de desconto para reservas realizadas entre os dias 26 e 29 de novembro, valendo para os resorts brasileiros, além de até 20% de...
Um convite para celebrar o Natal em família, com um espetáculo de luzes, música e muita magia.
Parceria leva destinos acessíveis e o bloco “Me Deixe à Vontade” para a maior feira de inclusão da América Latina.
O melhor do samba em um dos lugares mais charmosos do Rio.
Festival gastronômico segue até domingo com cardápios especiais
Na semana natalina, entre os dias 21 e 25/12, o complexo hoteleiro terá programação especial para complementar a visita às Cataratas do Iguaçu e aos...
A Contagem Regressiva Começa na Summit. Uma experiência única para você e sua família.
Um hotel para todos os gostos e ocasiões
Se você ainda não decidiu para onde viajar no último feriado prolongado de 2024, veja quatro dicas da Travel Inn para destinos que estão com 10% de...
Descubra por que São Roque é um dos destinos mais procurados pelos paulistanos.
Você sabia que o Litoral Norte guarda muitos segredos históricos? Descubra as belezas naturais e a rica história da região.
MTur injeta R$ 5,4 milhões na revitalização do Largo de Roma, em Salvador
No ano da Jornada Mundial da Juventude, destinos turísticos ligados à fé estão em alta no país. Enquanto o Rio de Janeiro se organiza para receber aproximadamente 2,5 milhões de turistas brasileiros e do exterior no evento, entre 23 e 28 de julho, o Brasil inteiro se prepara para atender à demanda por atrativos, rotas e roteiros ligados à peregrinação e à religião.
Em Salvador (BA), o Largo de Roma, na Cidade Baixa, será inteiramente revitalizado por meio de contrato, celebrado com o Ministério do Turismo, no valor de R$ 5,4 milhões. O logradouro abriga o Memorial e o Santuário de Irmã Dulce, a primeira santa brasileira, falecida em 1992 e beatificada em 2011. De acordo com a organização filantrópica Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), em 2012 o memorial recebeu 85,8 mil visitantes, mais que o dobro que os 38,1 mil registrados em 2010, antes da beatificação.
Segundo o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo do MTur, Fábio Mota, a obra deve equipar o espaço público com nova infraestrutura para receber o crescente número de visitantes da região, onde também está localizada a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim – templo católico de fluxo turístico já consolidado. “O objetivo é dar condições para que o local consolide seu crescimento em número de visitantes e excelência no atendimento ao turista, com atenção especial às questões importantes para a população, como a reorganização do fluxo de trânsito no local”, defendeu Mota.
A área da intervenção é definida por uma poligonal que inclui a Praça da Bandeira e seu sistema viário, incluindo dez ruas e avenidas. A infraestrutura de lazer vai ganhar parque infantil, mobiliário urbano, nova iluminação pública e cênica, projeto de paisagismo, melhorias das condições de acessibilidade e outras benfeitorias urbanísticas, como áreas de estacionamento e sinalização turística. De acordo com o diretor de Projetos, Acompanhamento e Controle da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, Antônio Sérgio Franco de Souza, a previsão é que a obra seja concluída até junho.
Para Maria Rita Pontes, superintendente da OSID, a revitalização permitirá a “reintegração da segunda maior praça de Salvador ao Santuário Irmã Dulce”, facilitando a circulação de turistas na região que reúne acervo permanente sobre a vida e as ações sociais empreendidas pela religiosa.
De acordo com estimativas do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, aproximadamente 15 milhões de brasileiros estão interessados em destinos religiosos no país.
Para cerca de 2% dos 58,9 milhões de brasileiros que realizaram 191 milhões de viagens domésticas no Brasil em 2011, o motivo da principal viagem anual foi “religião”. Portanto, pelo cálculo, pelo menos 1,17 milhão de brasileiros realizaram 3,82 milhões de viagens domésticas com foco no turismo religioso em 2011. O dado foi apontado pelo Estudo da Demanda Turística Doméstica, encomendado pelo MTur à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).
Entre os turistas estrangeiros, a demanda também existe: segundo o Estudo da Demanda Turística Internacional (MTur/Fipe), 0,3% das 5,4 milhões de chegadas de viajantes internacionais em 2011 tiveram motivos de viagem ligados à peregrinação, à fé e à religião