Notícias

Array

Hotelaria

Array

Destinos

Array

O Cadastur é gratuito e obrigatório para meios de hospedagem, agências de viagem, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, acampamentos, parques temáticos e guias de turismo

A Setur (Secretaria de Turismo do Maranhão) está realizando, até o dia 6 de maio, em São Luis, uma blitz de sensibilização para regularização das empresas da capital junto ao Cadastur (do Cadastro Nacional dos Prestadores de Serviços Turísticos), do Mtur (Ministério do Turismo). “Ao aderir ao Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor, os prestadores de serviço passam a atuar de acordo com as leis brasileiras”, explicou a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade.    

O Cadastur é gratuito e obrigatório para meios de hospedagem, agências de viagem, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, acampamentos, parques temáticos e guias de turismo. “Ao se cadastrar, o profissional ou empresa pode participar de feiras, ações promocionais e eventos realizados pela Secretaria de Turismo e pelo Ministério, bem como ter acesso a programas de qualificação e linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais”, detalhou a secretária.

A secretária explicou que a adesão ao Cadastur garante inúmeros benefícios ao empreendimento ou profissional. “Além de comprovar a capacidade técnica para prestar o serviço, há oportunidades de qualificação, por meio dos programas e projetos oferecidos por diversas áreas do MTur, classificação dos meios de hospedagem, informações e apoio por meio de um Ambiente de Negócios online restrito aos prestadores que estão com o cadastro regular”, explicou Delma. 

O programa é executado pelo MTur, em parceria com os Órgãos Oficiais de Turismo das Unidades da Federação. Sendo assim, a análise da documentação e homologação do cadastro e consequente disponibilização do certificado são realizadas pelo órgão delegado nos estados e Distrito Federal. “O Maranhão precisa estar preparado para receber o turista. E o prestador é peça essencial para o desenvolvimento do turismo e do destino em que atua”, finalizou.