Notícias

Array

Hotelaria

Array

Destinos

Array

A reunião entre empresários rondonienses e bolivianos foi positiva

Estimular o intercâmbio comercial e turístico entre Rondônia e a Bolívia. Este foi o propósito da rodada de negócios promovida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio) nesta quinta-feira (28/08), durante encontro com empresários e representantes da Câmara do Comércio do País vizinho.

O presidente do Sistema Fecomércio (Sesc-Senac-IFPE), Raniery Araujo Coelho, considerou o encontro muito positivo, principalmente pela agenda que foi criada para se estimular o comércio entre os dois países. Ele destacou a presença dos executivos Maurício Lavayén e Rosario Canedo da empresa aérea Ecojet S.A, que tem interesse de operar linhas entre Porto Velho e Bolívia.

O representante da ABAV/RO, Márcio Barreto, destacou sobre o interesse da empresa aérea e disse que com o processo de alfandegamento do aeroporto Jorge Teixeira, que se encontra em andamento graças à mobilização coordenada pela Fecomércio, tanto a Ecojet quanto a Amazônia, as duas empresas de aviação que já demonstraram interesse, poderão operar no Estado e ampliar as opções de vôos para cidades bolivianas e outros países.

O vice-presidente da Câmara de Comercio Y Serviços de Cochabamba, Juan Carlos Viscarra, apresentou as potencialidades comerciais e turísticas da cidade. Terceira maior cidade da Bolívia, com quase 2 milhões de habitantes, e com várias faculdades instaladas, especialmente do curso de medicina, Cochabamba e Santa Cruz detêm os maiores polos educacionais do País, sendo um atrativo na área de formação educacional.

Entre as idéias propostas estão à elaboração de uma cartilha para explicar aos estudantes brasileiros, interessados em cursar faculdade na Bolívia, sobre como deve proceder desde a celebração de contrato de aluguel de imóvel até a inscrição no curso acadêmico de interesse.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Alberto Ivair Rogoski Horny, considerou a proposta relevante, uma vez que existe uma demanda grande de estudantes brasileiros que anualmente se decidem por estudar na Bolívia, “mas sem informações específicas e devido à presença de muitos intermediários, acabam em alguns casos sendo lesados ou prejudicados”, afirmou.

O assessor especial do Governo, Leandro Basílio, disse haver interesse do Estado em colaborar com a instalação das empresas aéreas e no estreitamento do intercâmbio comercial com a Bolívia. Para ele, muitas oportunidades de investimentos surgirão para ambos os países com a aproximação.

Participaram ainda da reunião o vice-presidente da Fecomércio, Gladstone Nogueira, a representante da Secretaria Municipal de Turismo de Porto Velho (Semdestur), Camila Canova, o presidente do SIRECOM/RO, José da Silva Honório.