Notícias

Array

Hotelaria

Array

Destinos

Array

A cidade registou a maior evolução no quesito Atrativos Turísticos no Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2014

 

Belo Horizonte recebeu, na manhã desta terça-feira (16/12), prêmio do Ministério do Turismo como cidade que registou a maior evolução no quesito Atrativos Turísticos no Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2014,  passando de 67 pontos, em 2013, para 74,2 em 2014. A premiação foi realizada durante a apresentação dos resultados do estudo, que também colocou a capital mineira entre as três cidades com o melhor nível de desenvolvimento turístico (78,5 pontos), ficando atrás apenas de São Paulo (82,5 pontos) e Porto Alegre (80 pontos). O evento contou com a participação do Ministro do Turismo, Vinícius Lages, e do presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto.

O presidente da Belotur, Mauro Werkema, lembrou dos investimentos que Belo Horizonte recebeu que a consolidaram como um destino turístico. “Nos últimos anos, a capital mineira está em crescente evolução. Exemplo disso é a ampliação do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, passando sua capacidade de recepção de 10 para 16 milhões de passageiros; a nova rede de museus, como é o exemplo do Circuito Praça da Liberdade; os 34 novos meios de hospedagem que renovaram o parque hoteleiro da cidade; a gastronomia que vêm sendo, cada vez mais, reconhecida nacional e internacionalmente, além da recente candidatura da Pampulha à Patrimônio Cultural da Humanidade e outros investimento em mobilidade urbana e em outras áreas”, disse.

Werkema também salientou que, somente em 2014, foram investidos R$ 1,3 milhão, recurso proveniente do Ministério do Turismo, no reforço da sinalização turística indicativa e interpretativa com 253 placas nos principais corredores viários da cidade e na Pampulha. Além disso, Belo Horizonte conta com seis Centros de Atendimento ao Turista, sendo dois novos localizados em pontos estratégicos: o Aeroporto Internacional Tancredo Neves e a Rodoviária.

O Índice de Competitividade – Realizado pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Sebrae Nacional e Fundação Getúlio Vargas, desde 2008, o Índice de Competitividade é aplicado nos 65 destinos indutores do Brasil com o objetivo de auxiliá-los com informações que contribuam para análise e evolução da atividade turística. O estudo avalia a evolução dos destinos em 13 aspectos que compõem a atividade turística: infraestrutura geral, acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos, marketing e a promoção do turismo, políticas públicas, cooperação regional, capacidade empresarial, monitoramento, economia local, aspectos sociais, ambientais e culturais.