Notícias

Array

Hotelaria

Array

Destinos

Array

 

A Sala de Reuniões da Prefeitura de Araraquara sediou na última quinta-feira (10) a solenidade que marcou a posse dos novos membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), órgão de caráter deliberativo e consultivo voltado para o assessoramento da municipalidade em questões referentes ao desenvolvimento turístico da cidade.



O vice-prefeito e secretário do Trabalho, do Desenvolvimento e do Turismo, Damiano Neto, que representou o prefeito Edinho na cerimônia, destacou que o Comtur tem sido peça fundamental no desenvolvimento e fortalecimento do turismo na cidade. "Temos um potencial imenso ainda a ser desenvolvido e estamos num excelente momento, com perspectivas de novos investimentos, de crescimento no setor. Este conselho tem papel muito importante: mostrar que nossa economia é forte e trabalhar com foco no turismo cada vez mais responsável e transformador. Cada um de vocês traz consigo experiências únicas, que, com certeza, só vão enriquecer as discussões e agregar conhecimento na promoção de ações estratégicas e na busca de parcerias que impulsionem o setor", comentou.

O vice-prefeito também salientou a importância do turismo para a cidade e enalteceu a parceria do conselho. "O turismo é uma atividade que gera emprego, renda e qualidade de vida para a nossa população. É uma forma de valorizar a nossa história, a nossa identidade e a nossa diversidade. Por isso, o Comtur é um parceiro fundamental para o nosso governo. Vale destacar que os conselhos municipais são mecanismos de interlocução permanente entre governo e sociedade civil, por isso, a responsabilidade é grande, principalmente em um governo que acredita na participação popular", acrescentou.
 

O presidente da Morada do Sol, Eventos e Participações SA, Manoel Araújo Sobrinho destacou a conquista do selo Município de Interesse Turístico (MIT) – desde 2017 -, os dados positivos realizados na gestão do Centro de Eventos de Araraquara (Cear), que abriga feiras e exposições, congressos, formaturas, shows e Jogos universitários.

 

O Comtur foi criado em 2002 e reformulado pela Lei Municipal número 9.029, de 20 de julho de 2017. É composto por 28 membros titulares, entre representantes do poder público municipal e de entidades ligadas ao setor. O mandato dos conselheiros é de dois anos, sendo permitida uma única recondução. Os conselheiros não recebem qualquer tipo de pagamento, remuneração, vantagens ou benefícios pelas atividades exercidas no conselho, porém estas são consideradas como relevante serviço público prestado ao município.

Entre as atribuições do Comtur estão avaliar e deliberar sobre a política municipal de turismo, diagnosticar e manter atualizado o cadastro de informações de interesse turístico do município, programar e executar amplos debates sobre temas de interesse turístico da cidade e região, manter intercâmbios com as diversas entidades do turismo do município, propor programas e projetos, promover e divulgar as atividades ligadas ao turismo e apoiar a Prefeitura na realização de feiras, congressos, seminários, eventos e outros similares, além de outras atribuições previstas em lei.

Também marcaram presença na solenidade o vereador Guilherme Bianco (PCdoB), que representou a Câmara Municipal; o secretário municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta; o coordenador executivo de Participação Popular, Renato Ribeiro; e osecretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani.

 

 

Direção eleita

A direção do Comtur foi eleita, após a posse, e ficou constituída por: presidente, Luciana Nucci de Paula; vice-presidente, Manoel Araújo Sobrinho; secretária executiva, Taísa Ferreira Rodrigues e secretário, Saba Harb. O mandato é para o biênio 2023-2024.