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Nos dias 12 e 13 de dezembro, a Semtur de Bento Gonçalves/RS (Secretaria Municipal de Turismo), promoveu um treinamento com os guias de turismo e estagiários que atuam nos dois CAT's (Centros de Atendimento ao Turismo). O treinamento, com duração total de oito horas, foi coordenado pela consultora do Sebrae (Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas) Luciana Thomé. O objetivo é qualificar o atendimento ao turista.
Foram abordados os seguintes aspectos: “O Turista”, “A Hospitalidade no Atendimento ao Turista”, “Quem atende ao turista?”, “Atendimento ao Turista”, “Excelência no atendimento ao turista: satisfazer, encantar, surpreender!” e “Reclamações dos clientes”. Para trabalhar os aspectos, foram realizadas dinâmicas com o grupo.
“O treinamento ajudou a corrigir hábitos que interferem no atendimento”, afirma o atendente Thiago de Lima Azevedo, que trabalha no CAT da Pipa-Pórtico. “E receber bem o turista é fundamental. É neste momento que ele terá as primeiras impressões sobre a cidade, o que ajuda ele a decidir se permanece no local ou não”, acrescenta Azevedo.
A secretária de Turismo Ivane Fávero diz que a meta é intensificar a qualificação de toda a cadeia turística, o que inclui o setor dos transportes, gastronomia, hospedagem e estabelecimentos comerciais em geral, com vistas na Copa 2014. “De janeiro a novembro deste ano, os CATs registraram 38.233 atendimentos. Se esses visitantes forem bem recebidos, irão permanecer por mais tempo em Bento e região”, destaca.