Notícias

Array

Hotelaria

Array

Destinos

Array

Cidade alcançou média de 56,9 no Estudo realizado durante o ano de 2009. A cidade de Gramado alcançou média de 56,9 no Estudo de Competitividade realizado durante o ano de 2009 pelo Ministério do Turismo, nos 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico regional. Gramado obteve média bem acima das demais cidades não capitais, que atingiram apenas 48,4. Na edição de 2008, Gramado ficou com 55,2.

Para realizar o estudo, os técnicos da FGV (Fundação Getúlio Vargas) aplicaram um questionário no qual foram avaliadas mais de 60 variáveis, distribuídas em 13 dimensões: Infraestrutura geral, Acesso, Serviços e equipamentos turísticos, Atrativos turísticos, Marketing e promoção do destino, Políticas públicas, Cooperação regional, Monitoramento, Economia local, Capacidade empresarial, Aspectos sociais, Aspectos ambientais e Aspectos culturais. “A importância de termos este relatório é que podemos utilizá-lo como instrumento de acompanhamento estratégico para analisar nossos indicadores em cada uma das dimensões e utilizar estas informações para planejar e desenvolver vantagens competitivas do município”, afirma o prefeito Nestor Tissot.

Com base nas informações coletadas, foram atribuídos pontos às perguntas e pesos às variáveis, gerando notas para cada dimensão, que resultou em um índice global de competitividade do destino. As dimensões do estudo, com suas mais de 600 perguntas, foram estruturadas com o objetivo de mensurar o conceito de competitividade, ou seja a capacidade crescente de um destino de gerar negócios nas atividades relacionadas com o setor de turismo, de forma sustentável, proporcionando ao turista uma experiência positiva.