Notícias

Array

Hotelaria

Array

Destinos

Array

 
As visitas são gratuitas e ocorrerão nos dias 10, 14 e 17

A Secretaria Municipal de Turismo fará nova edição, este ano, da programação de Visitas Guiadas ao Acampamento Farroupilha de Porto Alegre, consagrado como um dos maiores eventos da cultura popular gaúcha. As visitas são gratuitas e ocorrerão no sábado, 10, na quarta-feira, 14, e novamente no sábado, 17.
 
Promovidas desde 2009, as visitas guiadas oferecem a moradores e em especial aos turistas uma oportunidade de se conhecer melhor as tradições e a cultura do Rio Grande do Sul que serão o grande destaque do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) até o dia 20 de setembro.
 
Durante o passeio, os participantes conhecem a feira de artesanato gaúcho, a Fazendinha onde ocorrem as provas campeiras e visitam três piquetes acampados no parque: Negrinho do Pastoreio, Rodrigo Cambará e Laços de Sangue. Em cada um deles, haverá atrações e atividades diferentes, como tosquia de ovelha, preparado de chimarrão e de pratos da culinária gaúcha, além de apresentações artísticas tradicionalistas. O roteiro é orientado por um guia de turismo que enriquece a visita com informações e curiosidades sobre o Acampamento e a história rio-grandense.
 
As visitas guiadas terão duração de 1h30 e serão realizadas para grupos de, no máximo, 25 pessoas. As reservas devem ser feitas pelos telefones (51) 3289.0175 ou 0800. 517686. No sábado, 10, o passeio começará às 10h. Na quarta-feira, haverá duas saídas, a primeira às 10h e a segunda às 15h, e a última edição, dia 17, se iniciará às 15h. A concentração dos participantes será em frente ao estande da Secretaria Municipal de Cultura, próximo ao palco principal do evento. Em caso de chuva, as visitas serão canceladas.
 
Pela primeira vez, povos indígenas de Porto Alegre têm um espaço institucional assegurado no Acampamento Farroupilha, a partir de uma parceria entre prefeitura e Funai. As secretarias da Cultura, de Direitos Humanos e Segurança Urbana (SMDHSU) e Governança Local (SMGL) trabalharam com as comunidades para garantir uma área e dar visibilidade à cultura indígena, respeitando suas características e atendendo a uma antiga demanda de participação no evento.
 
Kaingangs, Guaranis e Charruas expõem e comercializam os produtos artesanais que auxiliam na subsistência das comunidades. O objetivo é garantir e qualificar a participação das etnias na Semana Farroupilha nos próximos anos. Na capital gaúcha, segundo informações do Núcleo de Políticas Públicas para os Povos Indígenas da SMDHSU, distintos povos indígenas já habitavam a região há cerca de nove mil anos. A área reservada às comunidades indígenas está localizada próximo à Churrascaria Galpão Crioulo.