Notícias

Array

Hotelaria

Array

Destinos

Array

Cerca de 50 pessoas entre empresários, jornalistas e profissionais do turismo de Madri, Espanha, participaram do evento

 

Cerca de 50 pessoas entre empresários, jornalistas e profissionais do turismo de Madri, Espanha, participaram nesta sexta-feira, do último workshop do road show realizado pela Secretaria de Turismo de Porto Alegre na Europa para a divulgação da capital gaúcha e região como destino para europeus.

Através dos painéis apresentados pelo secretário municipal Luiz Fernando Moraes,  e pela presidente da ABAV-RS, Rita Vasconcelos, os profissionais conheceram melhor a cultura do povo gaúcho, seu estilo de vida, costumes e a gastronomia, além de receberem sobre o trade turístico e pacotes de viagens para Porto Alegre e outros destinos do Rio Grande do Sul.

O evento teve a participação do chefe do setor comercial da Embaixada do Brasil na Espanha, Claudio Garon, e a diretora da companhia aérea portuguesa TAP, na Espanha, Victoria William . A empresa inaugura dia 12 deste mês sua nova rota internacional que irá ligar, em voo direto, Porto Alegre a Lisboa e, a partir da capital portuguesa, a outros destinos europeus.

Novo produto

O road show começou no dia 30 de maio, por Lisboa, e antes de chegar a Madri reuniu para um workshop profissionais de turismo de Barcelona. O circuito de divulgação de Porto Alegre e região como um novo destino no Brasil a ser descoberto pelos europeus teve resultados positivos, segundo a presidente da ABAV-RS.  “Ouvimos dos agentes locais qual o real interesse em nossa região e foi uma oportunidade importante para poder apresentar diversos roteiros operados pelos nossos associados”, disse Rita. Mariano Gonzales, agente de viagens em Madri, que trabalha destinos para o Brasil, não sabia que Porto Alegre tinha tanto a oferecer. “Agora tenho mais um excelente produto para mostrar aos meus clientes e não tenho duvidas de que conseguiremos vender muito bem a capital gaúcha”, antecipou o profissional.

A diretora da TAP acredita que o voo Porto Alegre - Lisboa, sem conexões e escalas, irá despertar nos europeus a vontade de conhecer o Brasil diferente das regiões de sol e praia.  “Sabemos que o europeu não tem o hábito de visitar Porto Alegre e a serra gaúcha, mas agora, com este novo voo, eles terão um incentivo a mais, inclusive para conhecer tudo o mais que o Rio Grande do Sul oferece”, aposta Victoria. “Sem dúvida, uma apresentação como a que vimos aqui é de grande valia e um grande começo”, acredita o representante da Embaixada brasileira. Segundo ele, o europeu conhece muito pouco do Brasil e menos ainda do Sul do país. “Agora, através dos agentes de turismo, eles poderão conhecer este Brasil diferente e que tem tantas semelhanças com eles.”

O secretário municipal de Turismo diz que o road show foi o “ponta pé inicial” para começar a convencer o turista europeu que existem outros destinos no Brasil além das praias do Nordeste. “Conseguimos mostrar para este público um Brasil que eles não conheciam, e acredito que agentes e operadores portugueses e espanhois viram um excelente produto para vender”, afirma o secretário, lembrando que o trabalho de promoção “não pode parar”.  “Temos que dar continuidades às ações para que Porto Alegre e o Estado ganhem maior destaque no cenário turístico internacional.”