Notícias

Array

Hotelaria

Array

Destinos

Array

Projeto de internacionalização da capital gaúcha iniciou hoje com roadshow em Lisboa

Adriana Machado, Portugal

Idealizado pela Secretaria de Turismo de Porto Alegre, o projeto de internacionalização da capital gaúcha iniciou no final da tarde desta segunda-feira com a apresentação da cidade para operadores, agentes de viagens e jornalistas portugueses no hotel Altis Belém, na beira do Rio Tejo. Na apresentação do destino foram destacados pontos turísticos e outras atrações ainda desconhecidos em Portugal como a rivalidade de dois times de futebol (Grêmio e Inter) e seus respectivos estádios, o churrasco e as danças típicas, entre outros.

Também foram enfatizadas as belezas naturais dos cânions, como o Itaimbezinho, as Missões Jesuíticas e grandes eventos como o Festival de Cinema de Gramado, Natal Luz e personalidades nascidas no Estado como a apresentadora Xuxa e a modelo Gisele Bundchen. A frase utilizada no material de divulgação distribuído para os profissionais da comunicação resumiu a estratégia utilizada para cativar e prospectar a vinda de europeus: "Um Brasil que ainda não conhece".

Na opinião da editora do site Canela e Hortelã, de Portugal, o destino Porto Alegre e serra gaúcha tem muitas potencialidades, nem tanto pela semelhanças culturais entre os dois países, mas pelas diferenças e peculiaridades apresentadas pelo povo. Presente na abertura do evento o vice-presidente da TAP, o gaúcho Luiz Mór reforçou o desafio que o voo direto lançado em junho será para a companhia aérea. "Deixavamos a desejar nesta região do país. E vale a pena ressaltar que o Rio Grande do Sul é o terceiro Estado emissor de turistas para a Europa", disse.

O executivo salientou ainda que o objetivo é transformar Porto Alegre em uma porta de entrada do Cone Sul, atendo cada vez mais o atendimento para uruguaios, argentinos e chilenos. "Tudo vai depender da evolução dos voos", afirma Mór. O secretário de turismo Luiz Fernando Moraes acredita que a nova conexão aérea irá ajudar a transformar o pé do Brasil em uma nova região. No final da apresentação a presidente da ABAV/RS Rita Vasconcelos demonstrou as opções de hotelaria e preços de pacotes.