Notícias

Array

Hotelaria

Array

Destinos

Array

Modelo é o maior já produzido na América Latina

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) emitiu na tarde desta sexta-feira (19/10) a Certificação de Tipo da aeronave Embraer modelo EMB390KC, comercialmente conhecida como KC-390. A emissão do certificado, emitido pela ANAC, permite que a aeronave possa ser comercializada e operada em todo o território brasileiro.

O programa de certificação deste modelo teve duração de sete anos de trabalho, com a verificação de mais 2.500 requisitos, e envolveu a participação de cerca de 200 profissionais credenciados pela ANAC, além de engenheiros e técnicos da Agência.

Durante o processo de certificação, que inclui inúmeras análises e testes, a Embraer demonstrou que a plataforma básica do modelo EMB390KC, embora de utilização militar, atendia os níveis previstos no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 25, ou seja, idêntico aos padrões utilizados pelos aviões de maior porte utilizados na aviação comercial.

A certificação de tipo é emitida pela ANAC quando o projeto de aeronave demonstra ter cumprido todos os requisitos operacionais e de segurança e de proteção ambiental obrigatórios para a operação. Isso evidência que o nível de segurança da aeronave é compatível com padrões internacionais e que permite que o modelo certificado seja comercializado no Brasil e registrado no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB).

Sobre a aeronave

O Embraer KC-390 é o maior avião produzido na América Latina e foi desenvolvido para atender os requisitos operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave estabelece um novo padrão para o transporte militar médio, por se tratar de um modelo inédito para o transporte de carga militar.

O KC-390 é uma aeronave para transporte tático logístico equipada com sistema de reabastecimento em voo desenvolvido e fabricado pela Embraer. Equipado com dois motores, o modelo utiliza a tecnologia fly-by-wire — sistema que utiliza computadores em substituição de cabos para mover as superfícies de comando — e tem capacidade para transportar 23 toneladas de carga, inclusive veículos de médio e grande porte.