Ocupação hoteleira de Petrópolis durante o Carnaval de 2025 chegou a 93,66%
Petrópolis possui a maior rede hoteleira da região, com 6.584 leitos, distribuídos em 106 hotéis e pousadas.
Petrópolis possui a maior rede hoteleira da região, com 6.584 leitos, distribuídos em 106 hotéis e pousadas.
Mais de 400 turistas, nacionais e estrangeiros, foram ouvidos em locais como a Praça da Liberdade e o Palácio de Cristal. A cidade possui sete CITs, além...
Espaço será inaugurado este mês em meio ao charmoso centro histórico da cidade
Levantamento em seis destinos baianos visa qualificar a experiência dos visitantes e planejar o próximo Carnaval.
Cidade terá desfiles de 48 cortejos por diversas regiões até o fim desta segunda-feira (03/03)
Petrópolis se prepara para a tradicional Festa do Colono Alemão com prêmios e experiências exclusivas para a Rainha e Princesas.
Executivo acumula experiência de mais de 30 anos na área, tanto no Brasil como no exterior.
Resort oferece infraestrutura completa de lazer, gastronomia e bem-estar, além de ser referência em eventos e congressos.
Degustação, que aconteceu nos dias 17 e 20 de fevereiro, durante a Movelsul 2025, foi realizada no lobby do hotel.
Destino Bahia é promovido nos Estados Unidos e tem destaque na mídia internacional.
Descubra cinco lugares imperdíveis para conhecer em Tijucas do Sul (PR).
Ao longo de sete dias essa experiência única de vivência é realizada em parceria entre a Auroraeco, operadora de luxo pioneira em viagens culturais...
O Beekme, que conta com tecnologia inédita, funcionará por meio de Bluetooth para facilitar a divulgação de dados sobre monumentos e obras de arte que compõem o acervo dos prédios abertos à visitação na capital brasileira
A Secretaria de Turismo do Distrito Federal lançará, nesta terça-feira (03/06), novo aplicativo para smartphones e tablets que servirá como guia interativo de turismo, uma iniciativa pioneira em toda a América Latina.O Beekme, que funcionará via Bluetooth, permitirá aos usuários ter explicações específicas e instantâneas sobre os monumentos, atrações turísticas e os respectivos acervos enquanto fazem passeios e visitas. A novidade será apresentada às 11h, em frente ao Memorial JK.
Interativa, a nova plataforma fornece informações em português, inglês ou espanhol quando o visitante se aproxima de um ponto cadastrado. Os dados são transmitidos por iBeacons, dispositivos de baixa potência para transmissão de dados por microlocalização.Assim, diversas peças de um determinado museu e num mesmo ambiente, por exemplo, podem ter suas respectivas informações transmitidas para os aparelhos que estejam utilizando o Beekme à medida em que o visitante se aproxime de cada uma delas.Esse sistema já funciona em caráter experimental em lojas de departamento e supermercados dos Estados Unidos, além de estádios da Liga de Baseball e em unidades da Apple, que patenteou o dispositivo.
O aplicativo Beekme, no entanto, é compatível com as plataformas iOS e Android, gratuito, e já tem cadastrados 84 pontos turísticos de Brasília, com 250 iBeacons instalados nas principais obras e monumentos históricos da Capital Federal.O Beekme foi desenvolvido pela empresa brasiliense de tecnologia Memora Processos Inovadores, que firmou acordo com a Secretaria de Turismo no incentivo e promoção do aplicativo junto à administração de cada ponto turístico.
Guiamento – Para fortalecer a rede de informações prestadas aos visitantes, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal entregará também cerca de 40 carteirinhas do Cadastur para guias de turismo que irão atuar nos próximos cinco anos, prazo de validade do documento.
O cadastro dos profissionais de guiamento é obrigatório, segundo determinação do Ministério do Turismo. Para exercer as atividades, o guia legalizado deve participar de curso com 800 horas de duração. As funções do profissional são definidas em portaria e abrangem o acompanhamento, orientação, transmissão de informação a pessoas ou grupos em visitas, excursões urbanas, municipais, estaduais, interestaduais, internacionais e especializadas.
Em 2013, o MTUR assinou uma nova Portaria 197, que facilitou a regulamentação dos profissionais de Turismo ao diminuir a exigência de determinados documentos. Em apenas dois meses após a aprovação da norma, o Cadastur apresentou aumento de 125,6% no número de registro que à época saltaram de 82 para 185, e hoje são de 217 profissionais.
Para se inscrever no Cadastur é necessária a apresentação da carteira de identidade (original e cópia), certificado de conclusão de curso técnico de formação profissional de guia de turismo, cujo plano de curso esteja de acordo com normas do Ministério da Educação (original e cópia), formulário de cadastramento preenchido e termo de responsabilidade (disponível no site Cadastur), além de foto 3x4 e comprovante de residência atualizado.
No ano passado, a Setur-DF entregou mais de 100 carteiras a guias regularizados junto ao Cadastur e ministrou o Seminário de Sensibilização do Prestador de Serviços Turísticos, para capacitar os profissionais para a Copa do Mundo FIFA 2014 e ressaltar a importância do guia do turismo para o setor. "Os guias são, muitas vezes, o primeiro contato que o turista tem ao desembarcar na Capital. Eles exercem um papel importante para o turismo no Distrito Federal ao orientar e fornecer informações sobre a cidade", apontou o secretário de Turismo do Distrito Federal, Luis Otávio Neves.