Notícias

Array

Hotelaria

Array

Destinos

Array

Objetivo é promover políticas que atendam as demandas do setor sem desrespeitar as diretrizes legais e ambientais do local
Nesta terça-feira, a Setur-DF (Secretaria de Turismo do Distrito Federal), em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas) e com a Abare (Associação Brasiliense de Agências de Turismo Receptivo), promoverá o seminário “Juntos pelo Lago Paranoá”. A intenção é discutir formas de potencializar o turismo náutico de Brasília de forma responsável. O encontro será às 16h, no auditório Buriti, do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

A reunião é fruto de um esforço pela mobilização e integração daqueles que desenvolvem atividades ligadas ao Lago. O evento abordará temas relativos à segurança, qualificação de mão de obra, desenvolvimento econômico, urbanização da Orla e sustentabilidade. O objetivo é promover políticas que atendam as demandas do setor sem desrespeitar as diretrizes legais e ambientais do local.

A exploração errônea e irregular de algumas embarcações, com foco diferenciado, revelada a partir de incidentes ocorridos no local, deve ser outro ponto a entrar na pauta. Na ocasião, os empresários do Turismo e o setor público do DF pretendem chegar a um consenso sobre a fiscalização continua dos barcos que prestam serviços no local.

A oportunidade também abrirá especo para a discussão de projetos que viabilizem a melhor utilização do Lago como ponto turístico de Brasília. Entre os projetos, os empresários pretendem apresentar a possibilidade da construção de uma estrutura portuária, que facilite o acesso do turista e torne financeiramente mais viável o trabalho das embarcações.  

O evento contará com a presença do Secretário de Turismo do DF, Luis Otávio Neves, do diretor Náutico da Abare, Edmilson Figueiredo, de representantes do SEBRAE e de diversas entidades que mantêm atividades ligadas ao lago e ao turismo de Brasília.

Turismo Náutico


A Delegacia Fluvial do Distrito Federal possui cerca de 40 mil embarcações cadastradas, o que confere à Brasília o título de quarta maior frota náutica registrada do país. A estimativa é que, aproximadamente, 28 mil delas sejam de passeio e lazer. Cabe ressaltar que este número é referente a todo transporte náutico do Centro-Oeste. Em Brasília, existem 11 barcos de passageiros voltados ao turismo, com capacidade total de 700 pessoas. Cada uma realiza, em média, três passeios por semana.

Serviço

Evento: Seminário “Juntos pelo Lago Paranoá”

Data: 21 de junho

Horário: 16h

Local: Auditório Buriti, Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Aberto ao público