Na semana natalina, entre os dias 21 e 25/12, o complexo hoteleiro terá programação especial para complementar a visita às Cataratas do Iguaçu e aos...
Opções para quem deseja aproveitar a folia ou descansar durante o feriado
No Dia Nacional do Turismo, na próxima terça-feira, a Setur-DF (Secretaria de Turismo do Distrito Federal) lançará um Hot Site com a programação do Carnaval em Brasília. O material online traz roteiros diferenciados para cada tipo de folião. As opções variam de festas a refúgios religiosos, passando por passeio de lancha, turismo rural e eventos culturais. O conteúdo pode ser conferido no endereço: www.carnaval.df.gov.br.
A programação é vasta e permite adequações de acordo com o objetivo do turista. Desde a primeira vista, a Capital Federal já convida a conhecer a moderna arquitetura de Oscar Niemayer. O Circuito Capital pretende mostrar com uma simples volta na Esplanada dos Ministérios o porquê do título de Patrimônio Histórico da Humanidade conferido à cidade.
Museus e grandes centros políticos agradam aos que preferem uma programação que envolva história, cultura e atualidade. A diversão também pode ocorrer em meio à natureza. Brasília possui a terceira maior pista de arvorismo do País. Há também a Chapada Imperial, o pico mais alto da região, com 1342 metros. Rodeado de área verde e cachoeiras, o local faz par com o Paraíso da Terra, outro pólo turístico com características parecidas. Ambos situados na cidade satélite Brazlândia, a 50 Km do centro da Capital Federal. Tudo isso pode ser conferido no Circuito Rural, pouco conhecido no DF.
Ao ar livre também pode-se aproveitar um dia no Parque da cidade. As opções são pistas de caminhada, de kart, ciclovias, parques infantis, churrasqueiras, área para piqueniques, quadras de esportes e bares. Os adultos têm a oportunidade de passear pelo Lago Paranoá, no Circuito Náutico. Empresas especializadas oferecem passeio de lancha com pacotes personalizados para casais, grupo de amigos ou familiares. O custo médio do percurso é de R$ 30 por pessoa.
Outro atrativo é o Circuito Gastronômico. Brasília é o terceiro pólo gastronômico do Brasil. Um dos diferenciais é a variedade de origem dos pratos. Com os habitantes vindos diversas as regiões do mundo, na cidade é possível encontrar tanto restaurantes mais simples - de comida mineira, goiana ou mato grossense - quanto os especialistas em culinária internacional.
Além do roteiro tradicional, há o Circuito Cultural. Os pontos de cultura e lazer da cidade funcionarão normalmente durante o carnaval. Paralelamente aos desfiles de ruas, no Centro Cultural do Banco do Brasil, haverá exposição da artista plástica japonesa Mariko Mori, voltada à tecnologia. Após passar por Brasília, as peças serão mostradas apenas nas capitais São Paulo e Rio de Janeiro. Já no Centro Cultural da Caixa o tema será indígena. A fotógrafa Rosa Gauditano apresentará 34 etnias por meio de 60 fotos coloridas tiradas entre 1989 e 2011.
Os religiosos poderão ainda participar de shows e encontros gospels ou retiros espirituais, cada um à sua crença. No Circuito Religioso, há shows católicos, evangélicos e centros de inspiração espiritual ecumênicos.