Notícias

Array

Hotelaria

Array

Destinos

Array

Participantes do programa na capital já sabem descrever a cidade, dar orientações de lugares e fazer perguntas em inglês ou espanhol.
O "Olá, Turista!" no Distrito Federal foi avaliado na última quarta-feira em Brasília. Dos 6,4 mil profissionais de turismo inscritos, 32% já sabem descrever a região, dar orientações de lugares e fazer perguntas em inglês ou espanhol. Os cursos de idiomas do programa, parceria entre o Ministério do Turismo e a Fundação Roberto Marinho, integram os preparativos para a Copa do Mundo de 2014.

Segundo a representante da Coordenação do Núcleo de Produção Executiva da Fundação, Adriane Gazzola, 58% dos participantes são mulheres e 51% possuem ensino médio ou superior completos. "Mais de dois mil profissionais (32%) já estão concluindo o módulo básico do curso, que é o mais longo", ressalta. Os alunos têm até junho de 2011 para concluírem, além do módulo básico, os módulos profissional - específico para cada profissão - e regional.

Entre os profissionais participantes estão, em sua maioria, os das áreas de serviços turísticos, hotelaria, comércio e segurança e saúde. A diretora de Qualificação da Secretaria de Turismo do Distrito Federal, Cláudia Lourenço, conta que foi realizado um trabalho de campo junto aos atrativos turísticos da cidade para levantar interessados em participar dos cursos. "A procura foi grande. Tem gente que já terminou o de inglês e liga perguntando se tem como conseguir vaga para o curso de espanhol", relata.

A meta do "Olá, Turista!" é qualificar 80 mil profissionais do setor nos 12 estados-sede da Copa do Mundo 2014. A idéia é preparar o país para receber com qualidade os 600 mil turistas estrangeiros esperados para o evento.