Notícias

Array

Hotelaria

Array

Destinos

Array

Evento de celebração da data acontece quarta, às 19h30

Em 14 de março de 1970, a casa de Candido Portinari e de sua família foi transformada em museu e abriu suas portas para o público pela primeira vez. Para celebrar os 48 anos desse importante acontecimento, o Museu Casa de Portinari, em Brodowski (SP), - instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari - promove uma apresentação musical na quarta-feira (14), às 19h30.

Para relembrar a presença musical na residência, através da figura do pai do pintor, Batista Portinari, integrante da banda da cidade, por entre os cômodos e os ambientes dos jardins da instituição, o artista Tiago Reatto irá resgatar canções regionais "de raiz" no acordeom. Na entrada do local, será exibido um vídeo com fotos da inauguração do Museu, em 1970. 

Em seus 48 anos, além de preservar e divulgar o legado do artista, o Museu Casa de Portinari realiza um forte trabalho de pesquisa e diversas ações educativas e culturais, sempre contribuindo para a aproximação da arte com um público cada vez maior.

Histórico

Em 09 de dezembro de 1968, o imóvel da família Portinari foi tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). No ano seguinte, foi desapropriado e adquirido pelo Governo do Estado de São Paulo e, em 22 de janeiro de 1970, foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo). Com esforços da família do artista, do município e do Estado, o Museu foi aberto em 14 de março de 1970.