Notícias

Array

Hotelaria

Array

Destinos

Array

Programação especial de aniversário, de 29 de setembro a 4 de outubro, terá entrada gratuita e diversas atividades para toda família

O Museu do Futebol – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, localizado no Estádio do Pacaembu – comemora sete anos de fundação e preparou uma programação especial para festejar a data. De 29 de setembro a 4 de outubro, o Museu terá entrada gratuita e diversas atividades como jogos educativos, oficinas e bate-papo com autor durante a semana.

“O Museu do Futebol é um marco na cidade e na história dos museus brasileiros. Celebramos sete anos com uma programação diversificada, criativa e atraente para todos os públicos, preparada por todas as equipes do Museu”, comenta Daniela Alfonsi, Diretora Técnica do Museu do Futebol.

Juntamente com as comemorações de aniversário, no dia 3 de outubro, o Museu recebe a segunda edição do projeto Sabor Paulista, evento gastronômico organizado pela Rede Globo, que oferecerá oficinas com chefs e culinaristas que são convidados a compartilhar histórias e receitas, além de diversas opções de food trucks na Praça Charles Miller, onde o Museu está localizado. Entrando no clima das comemorações de aniversário, o tema das opções servidas nos trucks bem como das oficinas será comidinhas de portas de estádios de todo o Brasil, exaltando a típica comida de rua. Estão previstos para o dia nove food trucks, uma bike e duas barracas.

Entre as oficinas gastronômicas, está a do Chef Homero Rodrigues Leite do Chef sobre Rodas - Pernil – com a oficina “Do Le Cordon Bleu ao Estádio”. Formado na escola de culinária francesa Le Cordon Bleu, em Paris, Homero é um apaixonado pela gastronomia. Sua dedicação e desejo por novos desafios o levaram para o outro lado do mundo, onde se especializou em culinária asiática no Willian Anglis College, na Austrália. De volta ao Brasil, Homero acrescentou aos seus conhecimentos os temperos da cozinha brasileira e sua paixão pelos sanduíches artesanais. Dessa mistura surgiu o Chef Sobre Rodas.

Já as oficinas educativas do Museu iniciam às 10h, no sábado (3) com história em quadrinhos, toy art para customização de jogadores de futebol e oficina de stencil, que ensinará às crianças participantes o que é a técnica por meio do uso de máscaras preparadas com o material.

À tarde, às 15h, haverá um bate-papo com os autores Alexandre Cavalo Dias, Weberson Santiago e Wander Antunes, sobre o livro: "Lembranças de Chuteiras". A HQ conta, por meio da história pessoal de um jornalista esportivo, já no final da vida e que sofre do mal de Alzheimer, passagens marcantes do selecionado canarinho. A vida do cronista se confunde com a trajetória do Brasil durante as Copas. Mais cedo, às 10h, os autores Alexandre Cavalo Dias e Weberson Santiago, ministrarão uma oficina gratuita ao público sobre a elaboração de quadrinhos.

No domingo, dia 4, das 10h às 17h, acontecerão as oficinas de toy art, Flipbook, também conhecido como bloquinho animado, e a oficina Taumatrópio. A primeira é um modo rápido e fácil de fazer uma animação. A segunda é um brinquedo óptico inventado em 1824 que permite entender o conceito de persistência retiniana. Quando movimentamos o taumatrópio nosso cérebro faz a junção das duas imagens. Essa experiência é um dos princípios da animação. Os visitantes poderão experimentar o instrumento a partir de movimentos de um jogo de futebol.

Ainda no dia 04, às 11h, haverá a contação “Museu de Música e Futebol”. O Núcleo de Ação Educativa do Museu do Futebol criou a atividade por meio do qual o público conhecerá a aventura dos instrumentos musicais dentro de um museu e como uma grande festa musical se formou quando os instrumentos resolveram soar e relembrar melodias e canções de diversas partes do mundo!

No dia 04 celebra-se também o aniversário de dois anos do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB), área responsável pela produção, pesquisa e gestão do acervo do Museu. O CRFB contempla também a primeira biblioteca pública especializada em futebol no Brasil, que hoje soma mais de 2.700 títulos. A visita ao CRFB é gratuita em todos os seus dias de funcionamento, de terça a sábado. Para comemorar, as equipes do CRFB e de educadores prepararam a versão virtual da exposição “Visibilidade para o Futebol Feminino”, a ser lançada na Plataforma do Google Cultural Institute no dia 04. A iniciativa é a quarta mostra virtual do Museu, que visa divulgar, na ferramenta, parte dos acervos digitalizados sobre o tema.

Desde sua inauguração, em 2008, o Museu do Futebol já recebeu mais de 2,5 milhões de visitantes. Só em 2014 foram mais de 419 mil pessoas. Recentemente ficou em sexto lugar na lista dos 10 melhores museus do Brasil, pelo site norte-americano TripAdvisor, um dos mais importantes sites especializados em viagens e turismo no mundo. 

Todas as atividades são gratuitas, bem como a entrada no Museu e a visita à exposição temporária Visibilidade para o Futebol Feminino.