Notícias

Array

Hotelaria

Array

Destinos

Array

Na última etapa da visita, um grupo de empresários locais, através do Paraty Convention & Visitors Bureau, comemoraram a parceria com as cidades da Costa Verde na elaboração de um projeto para capitalização dos turistas que vierem ao Rio de Janeiro durante as Olimpíadas de 2016

Aeroportos regionais, centro de convenções e preparação do Estado para atrair visitantes durante as Olimpíadas em 2016 foram os temas da reunião técnica realizada pelo secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Cláudio Magnavita, no último dia 12 de agosto, em Paraty.

Acompanhado por Carlos Luiz Martins, subsecretário de Estado de Turismo, e Cesar Werneck, diretor de Operações da TurisRio, Magnavita esteve reunido com Carlos José Gama, mais conhecido como Casé, prefeito da cidade, com Cristina Maseda e Wladimir Santander, secretários de Cultura e Turismo, respectivamente, e com um grupo de empresários locais, diretores do Paraty Convention & Visitors Bureau. Para o secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, a ideia é fazer com que Paraty atinja a maturidade no segmento de turismo, que é fruto de uma construção histórica, sem, no entanto, macular o lyfe style de seus moradores e visitantes tradicionais.

Durante a inspeção do local onde será construído o Centro de Convenções, Casé, prefeito de Paraty, comentou sobre a localização estratégica do novo equipamento que será construído em uma área nobre da cidade, fora do centro histórico. O objeto é captar eventos corporativos sem, no entanto, competir com os nichos turísticos já estabelecidos.

Wladimir da Paschoa Santander, secretário Municipal de Turismo, destacou que o plano estratégico para o desenvolvimento pleno do turismo de Paraty pretende despertar a vocação da cidade para outros nichos do turismo, além do cultural e do histórico. O segmento de aventura é um dos focos a ser trabalhado e, através de um grupo de empresários da cidade, uma exibição de paraquedismo, paralelamente a promoções de saltos duplos, começou a movimentar o aeroporto local, trazendo uma nova cara para o turismo, além de proporcionar aos corajosos um novo anglo da beleza exuberante da região. Wladimir Santander também falou sobre o aumento, através do incentivo da prefeitura, das empresas com cadastro no Cadastur. Somente no segmento de guias de turismo, mais de 100 já estão trabalhando legalmente.

Cristina Maseda, secretária Municipal de Cultura, expôs a transformação que a agenda de eventos da cidade vem passando. Segundo Cristina, desde o ano passado, a secretaria está fazendo uma reclassificação dos eventos que, já a partir de 2014, terão um foco no desenvolvimento econômico e no impacto cultural que trarão para Paraty. Para isso, o calendário de eventos está sendo revisto através do Programa Institucional de Eventos e eles seguirão diretrizes rígidas para serem realizados. Na próxima semana, por exemplo, as regras já poderão ser observadas no Festival da Cachaça, Cultura & Sabores de Paraty que nessa edição contou com uma curadoria específica para contratar as atrações musicais compostas apenas por artistas locais.

Na última etapa da visita, um grupo de empresários locais, através do Paraty Convention & Visitors Bureau, comemoraram a parceria com as cidades da Costa Verde na elaboração de um projeto para capitalização dos turistas que vierem ao Rio de Janeiro durante as Olimpíadas de 2016. Ainda em 2014, a região fará um pool para participar de eventos turísticos, como a Feira das Américas, em outubro, em São Paulo e o Festival de Turismo de Gramado, que será realizado em novembro. Em 2015, a pretensão é desenvolver um programa de divulgação nacional e internacional em conjunto com a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro.