Notícias

Array

Hotelaria

Array

Destinos

Array

Foi aprovado em 1ª discussão pela Câmara dos Vereadores projeto de lei que estabelece diretrizes básicas para a consolidação do turismo religioso na cidade do Rio de Janeiro, de autoria do vereador Marcelo Queiroz.

Foi aprovado em 1ª discussão pela  Câmara dos Vereadores projeto de lei que estabelece diretrizes básicas para a consolidação do turismo religioso na cidade do Rio de Janeiro, de autoria do vereador Marcelo Queiroz. Dentre os principais objetivos do projeto estão ampliar o fluxo de visitantes, a permanência e o gasto do turista no município e compatibilizar as ações turísticas com a preservação, a conservação e a manutenção do patrimônio natural, cultural e paisagístico, dentro de uma visão de desenvolvimento sustentável e de mitigação do passivo sócio ambiental.

Outros objetivos do projeto são incentivar a criação de transporte municipal interligando os atrativos turísticos; a promoção de cursos, seminários e encontros voltados à discussão e ao aperfeiçoamento das ações turísticas de interesse da cidade; estimular a criação, a consolidação e a difusão em todos os tipos de mídia dos atrativos religiosos; estabelecer padrões e normas de qualidade, eficiência e segurança na prestação de serviços por parte dos operadores, empreendimentos e equipamentos turísticos.  

Na última JMJ realizada na Cidade de Madri, na Espanha, compareceram mais de dois milhões de pessoas de 190 países. No Rio, mais de 1,5 milhão de peregrinos participaram do evento, projetando ainda mais a cidade como polo para o turismo religioso.

O projeto de lei vai ao encontro das políticas públicas nacionais, já que este segmento é fortemente incentivado pelo Ministério do Turismo (MTur), desde 2009. Segundo os dados do MTur, são 25 mil turistas estrangeiros no Brasil por ano e são realizadas mais de 8,1 milhões de viagens no país com motivação religiosa.