A ideia é incrementar o turismo religioso no local
A Arquidiocese do Rio de Janeiro deve anunciar, ainda este mês, um acordo com o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, que vai permitir visitas ao Cristo Redentor durante a madrugada. A ideia é fazer com que as pessoas vejam o nascer do sol enquanto rezam ou meditam. A novidade, em alguns países, é chamada de turismo místico ou transcendental e já ocorre em locais considerados sagrados pela Igreja Católica, como o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.
Segundo o vigário episcopal para comunicação e cultura da Arquidiocese, padre Marcos William, a intenção da igreja é atrair pessoas que queiram viver uma experiência transcendental no topo do Corcovado. "Acreditamos que essa experiência pode inspirar e mudar vidas. O ICMBio cuida da conservação do parque. Cabe ao instituto autorizar o acesso antes do horário de entrada na unidade, que é às 8h", afirmou.
Depois de assinado, o contrato será apresentado ao Grupo Cataratas, responsável pelas vans que levam cariocas e turistas ao Corcovado. Segundo o padre, a Arquidiocese não vai cobrar pela visitação durante a madrugada, mas ele não garante que o transporte também seja gratuito.
Com informações do Jornal do Brasil