Levantamento do Hotel Urbano aponta as cidades mais buscadas por quem vai deixar a cidade durante os Jogos 

 

O Rio de Janeiro viverá duas semanas bastante movimentadas durante as Olimpíadas. Segundo o Comitê Olímpico Internacional, cerca de meio milhão de visitantes, entre atletas, jornalistas e turistas, vão desembarcar na cidade para os Jogos. Esse burburinho não agrada a muitos cariocas, que já se planejam para aproveitar alguns dias de folga longe de casa.

 

Levantamento realizado pelo Hotel Urbano, agência online líder em viagens no Brasil, aponta que os destinos mais próximos ao Rio de Janeiro são os preferidos de quem pretende ficar longe da agitação. Entre eles estão as regiões da Costa Verde (Angra dos Reis e Mangaratiba), dos Lagos (Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo), Serrana (Petrópolis e Teresópolis) e Barra do Piraí. Campos do Jordão, no interior paulista, e as cidades históricas de Minas Gerais também estão entre as mais buscadas na lista.

 

A procura por esses destinos confirma uma outra tendência detectada pelo Hotel Urbano nos cinco primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2015: o aumento de 25% na busca por viagens a até 300 km do Rio de Janeiro. “Temos observado que a procura por esse tipo de pacote cresce mês a mês dentro da nossa plataforma”, aponta Rodrigo Catarcione, diretor de operações do Hotel Urbano.

 

Veja abaixo algumas opções de pacotes para quem pretende aproveitar as Olimpíadas longe do Rio:

 

Petrópolis

A cidade fica a 70km da capital e é um dos locais mais badalados do Estado.  Petrópolis une o charme das construções do período imperial com o friozinho da serra e uma ótima infraestrutura. Era o destino preferido da realeza durante o inverno. Seus muitos palácios e casarões são herança justamente da família imperial. Hoje, a cidade oferece hotéis confortáveis, ótimos restaurantes e um comércio variado.

 

Búzios

Cobiçado destino da Região dos Lagos, a mundialmente famosa Búzios vai além de suas belas praias cercadas pela Mata Atlântica. Seu requinte e badalação fazem da cidade um local procurado por turistas de diversas partes do mundo, que encontram ali mais do que apenas lindas praias, mas ótimos hotéis, restaurantes, lojas e baladas.

 

Angra dos Reis

Águas cristalinas, areia branca e a vegetação da Mata Atlântica fazem de Angra dos Reis um verdadeiro paraíso. Composta por mais de 2 mil praias espalhadas por 365 ilhas, Angra conquistou muitas celebridades, que nos dias ensolarados desfilam a bordo de seus iates. Dentre os imperdíveis programas da região, o viajante pode mergulhar, circular por ilhas badaladas e desertas, petiscar ou curtir uma noite em algumas das boates da cidade.

 

Penedo (Itatiaia)

Quem acha que a Finlândia é longe precisa conhecer Penedo, fundada por imigrantes do gelado país europeu. Bem no centro do charmoso distrito fica a Pequena Finlândia, local com lojas de chocolates e artesanatos, móveis e restaurantes de comidas típicas, além do shopping do Papai Noel. Rodeada pelas belas montanhas do Parque Nacional de Itatiaia, Penedo se destaca pelo clima frio, com muitos restaurantes com clima romântico, perfeito para casais.

 

Paraty

Cultura e história se encontram aqui. Apesar de estar situada entre dois rios, a beleza de Paraty está não apenas nas paisagens, mas também na preservada arquitetura colonial. Não por acaso, os carros são proibidos no centro histórico, o que torna a viagem ainda mais interessante, com gostinho de viagem no tempo, e que permite também observar melhor os detalhes.

 

Ouro Preto

Nas ladeiras de Ouro Preto foram escritos alguns dos capítulos mais importantes da história do Brasil: o ciclo do ouro e, com ele, a Conjuração (ou Inconfidência) Mineira, primeiro movimento pela libertação do Brasil Colônia. Por trás da arquitetura de suas casas e igrejas, a cidade guarda segredos e belezas que encantam turistas de todo o mundo, numa mistura de passeio, aula de história e viagem no tempo.