A dica para quem não quer gastar muito com viagens longas nas férias são os roteiros do Circuito do Ouro
As férias chegaram e junto com ela um inverno com temperaturas previstas entre 10ºC e 12ºC. A sugestão para quem não quer se afastar muito de Belo Horizonte é "desbravar" o Circuito Turístico do Ouro, localizado na região conhecida como Quadrilátero Ferrífero. Além de paisagens deslumbrantes, os roteiros trazem toda uma história dos bandeirantes que começaram a desbravar essas terras no século XVII.
Cada roteiro está com programações específicas para o inverno que promete agradar a família toda. Confira:
- Roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça (Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas)
Caeté: Mesmo depois dos festejos de São João, os turistas podem degustar delícias comuns dessa época do ano como canjica, pé de moleque e quentão. Isso durante o Inverno Cultural que traz programações com shows musicais, apresentações teatrais e cinema ao ar livre.
Barão de Cocais
A cidade oferece várias opções de bares com cardápios deliciosos para quem gosta de apreciar as maravilhas da culinária mineira. E possível ainda saborear um prato especial, que leva o nome do nosso roteiro. Para os dias mais frios, se hospedar na Vila Cocais, é uma dica super romântica para os casais apaixonados.
Santa Bárbara
Durante todo o inverno, na da Praça da Estação, são realizadas as festividades típicas desta época do ano. E não podemos falar da cidade (que tem Santo Antônio como padroeiro) sem falar do seu produto mais famoso: o Mel. Não tem como passar por lá sem levar ao menos um potinho dessa especiaria que tão bem faz à saúde.
Catas Altas
Mesmo no frio é imperdível o passeio de quadriciclo onde é possível visitar as cachoeiras e apreciar paisagens incríveis desta cidade encravada na bela Serra do Caraça. Outra dica é uma caminhada pelas trilhas que, levam ao Bicame de Pedras, muralha construída pelos escravos.
- Roteiro Entre Trilhas, Sabores e Aromas (Rio Acima, Itabirito, Nova Lima e Sabará)
Sabará: De 08 a 10 de Julho acontece em Sabará o 3º Rock Bier, que além de diversos shows gratuitos para quem curte rock, oferece boa gastronomia com foodtrucks, foodbikes e biertrucks. A cidade é conhecida pela criatividade que são preparados pratos com ora pro nobis, banana e jabuticaba. Entre estes o licor de jabuticaba ótimo para "espantar “o frio.
Itabirito: De 14 a 17 de julho acontece a Julifest, que além das barracas, construídas em alvenaria especialmente para o evento, promete reunir mais de 100 mil pessoas. Na abertura Alceu Valença com Orquestra de Ouro Preto. Itabirito é conhecida como a terra do pastel de angu (o modo de preparo desta iguaria foi tombado como patrimônio cultural municipal em 2010).
Nova Lima: Famosa por suas cervejas artesanais e noites românticas no aconchegante distrito de Macacos. E no segundo domingo mês Trem Cervejeiro na Maria Fumaça de Rio Acima.
- Roteiro Entre Cenários da História (Congonhas, Ouro Branco, Ouro Preto e Mariana)
Congonhas: Durante todo este mês de julho, Congonhas apresenta seu Festival de Inverno que irá comemorar os 30 anos do título de Patrimônio Mundial, por seu acervo artístico e barroco, englobando todo o sítio histórico do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Para quem gosta de um programa cultural no inverno, o novo Museu de Congonhas é parada obrigatória.
Ouro Preto e Mariana fazem aniversário, com programação cultural que acontece de 06 a 24 julho com concertos, espetáculo teatral e programação musical diversificada.
- Entre Ruralidades e Personalidades (Itabira/ Ipoema e Nova Era)
Itabira: A terra do poeta Carlos Drummond de Andrade está movimentada até dia 24 de julho com a programação cultural de inverno que traz: teatro, danças, exposição, cinema e claro, literatura.
Ipoema: Uma "esticada" de Itabira até Ipoema sempre vale a pena. O pequeno distrito tem sido rota preferida dos amantes da bicicleta.
Nova Era: Em Nova Era, a Matriz de São José da Lagoa surpreende e em 16 de julho acontece a Feira de Cultura da cidade.