Menu tem como foco ingredientes típicos de várias regiões de SC, com destaque para os frutos do mar e influências açorianas
O restaurante Fajã – Cozinha e Mar, localizado no hotel Jurerê Beach Village, em Jurerê in_ (Florianópolis), acaba de renovar seu cardápio. São cerca de 20 opções de pratos que trazem na essência a valorização de produtos típicos de Santa Catarina. Eles proporcionam uma verdadeira viagem gastronômica pelas diversas regiões do Estado, com destaque para os frutos do mar e influências açorianas, tudo dentro do conceito da casa.
A novidade chega às vésperas da temporada de verão, sob o comando do chef João Bub, gerente de A & B do hotel. Tudo executado com maestria pela competente equipe de cozinha, composta por 16 profissionais qualificados. “Praticamente todos os pratos levam ingredientes de produtores locais, por isso, sempre são sazonais, o que resulta em preparos sempre frescos, com sabores e texturas únicos. E ainda ajudamos a movimentar a economia entre os pequenos produtores”, revela João.
A presença dos itens tipicamente catarinenses começa já no couvert, com a tortilha de aipim (raiz comum na região) fazendo parte da cesta de pães. Nas entradas, há o queijo colonial sapecado com mel de melato de bracatinga (árvore nativa da Serra Catarinense). Outras delícias do menu são as ostras do Ribeirão da Ilha e o carpaccio de black angus, curado à moda serrana.
Quanto aos pratos principais, não poderiam faltar frutos do mar, o ponto forte do Fajã. A estrela da casa é o Camarão dos Açores, elaborado com camarão rosa grelhado, gnocchi de aipim e molho de moqueca, com farinhas de mandioca e milho regionais. Outra pedida é o filé mignon com cogumelos orgânicos do bairro Sambaqui, flambados na cachaça artesanal, com purê de aipim e queijo colonial da região Oeste. Já o pato confit é acompanhado de linguiça Blumenau. Até na sobremesa os itens locais estão presentes, como a calda de butiá sobre sorvete ou a torta cremosa de chocolate com calda de frutas vermelhas da serra.
O gerente ressalta que os ingredientes típicos proporcionam uma gastronomia afetiva. “São itens que muitas vezes as pessoas comiam na infância. Então, acaba remetendo àquela comidinha da mãe ou da avó”, afirma. Segundo ele, muitos insumos são preparados dentro da própria cozinha, evitando ao máximo produtos industrializados. É o caso de molhos e temperos, além dos pães, todos preparados no local.
João Bub está trazendo para o Fajã toda a sua expertise, conquistada em 16 anos de atuação como chef e consultor em restaurantes, cafeterias, empresas de buffet e eventos. Em Florianópolis, se destacou como chef e proprietário do Bettina Bub Cozinha Artesanal.
Inaugurado em dezembro de 2022, o Fajã faz parte do Grupo Habitasul. É aberto ao público e dispõe de ambientes aconchegantes (interno e externo), localização pertinho do mar e música ao vivo selecionada de sexta a domingo.