Já consolidada com mais de uma década de vida, a marca de produção artesanal de massas frescas e molhos planeja crescimento
Em uma viagem para a região de Gênova (Itália), terra de seus antepassados, Ivan encantou-se com o maquinário antigo de um pequeno pastifício local, que despertou nele, as lembranças das receitas de massas, que a avó produzia na pequena cozinha de casa em Montevidéu. Durante cinco anos aprende o ofício e amadureceu o conceito de negócio que funcionaria melhor para o mercado gastronômico brasileiro.
A dedicação e estudo surtiram efeito. O pastifício foi eleito a melhor rotisseria de São Paulo em 2013, pela Revista Veja e Jornal Folha de São Paulo. No ano seguinte, voltou a receber a distinção no voto popular dos leitores na mesma publicação.
Em janeiro de 2020, os irmãos Vicente Di Cunto e Andrea Di Cunto, descendentes de uma das mais tradicionais famílias da gastronomia paulistana, adquiriram o premiado pastifício, que atualmente possui três lojas próprias (Pinheiros, Pompéia e Moema) além de quatro franquias, uma em São Paulo (Chácara Santo Antônio), em Sorocaba, Belo Horizonte e Fortaleza.
"Nossos produtos seguem a tradição e o estilo italiano, com produção 100% artesanal, sem a utilização de conservantes e corantes químicos, de massas frescas e molhos, além de tortinhas, pães, galetos e antepastos, produzidos e vendidos no mesmo local", afirma Vicente. "Somos adeptos de uma alimentação fresca, natural, saudável e divertida, valores que para nós são muito mais importantes do que meras estratégias de marketing", completa.
A nova gestão planeja expandir seus negócios com a abertura de novas franquias, o foco da empresa são cidades localizadas em um raio máximo de 400 km de distância de São Paulo. Cidades como Curitiba, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto e Rio Preto são as preferidas da empresa.
O modelo de franquia proposto é o "mini", que é abastecido com massas recheadas, molhos e antepastos produzidos no centro de distribuição da rede, que fica na capital paulista. A loja fica responsável pelo preparo das massas lisas, a montagem das lasanhas, canellonis e rondellis.
Nesse modelo, as taxas de marketing e de royalties são reduzidas, ficando entre 1% e 3% respectivamente. Durante o processo de abertura, a rede Primo transfere todo o conhecimento de produção das massas localmente, acompanha a escolha do local (arquitetura), além da decoração da loja.
Nesta modelo de negócio, cada nova unidade da rede Primo deve custar em torno de 250 a 300 mil Reais, com tudo incluso (taxa de franquia, reforma de ponto, decoração, equipamentos e capital de giro). O faturamento mensal fica entre 80 e 120 mil reais por mês, com retorno do investimento previsto entre 24 e 40 meses.
Em 2020, devido a pandemia de covid-19, o faturamento da empresa sofreu uma queda de 30%. Para 2021, o pastifício espera retomar os números conquistados em 2019, e para alcançar tal objetivo, Vicente espera abrir cerca de 10 novas unidades.
Nossa história? Sempre tivemos a cozinha e gastronomia no sangue. Gostamos de pasta, gostamos de molhos, gostamos de sabor natural, e adoramos tudo isso acompanhado de um bom vinho, mas principalmente de amigos e da família. Fazer aquele almoço trivial em algo a ser lembrado, num local divertido, descompromissado e principalmente feliz, lembrando sempre o nosso mantra: Viver é Massa.
Raio-X
Pastifício Primo Franchising Ltda.
Responsável pela expansão: João Paulo Conrado /
Data de fundação: 10/05/2012
Data de entrada no franchising: 2012
Taxa de franquia: R$ 50.000,00
Capital de giro: R$ 100.000,00 (estimado)
Royalties: 3,00% do faturamento bruto
Taxa de publicidade: 1,00% do faturamento bruto
Faturamento médio mensal: R$ 100.000,00 a R$ 150.000,00 dependendo do modelo de loja
Prazo de retorno: De 24 a 30 meses dependendo do modelo de loja
Capital para instalação: R$ 150.000,00 a R$ 250.000,00 dependendo do custo de reforma e adequação do ponto comercial bem como da área de loja
Áreas mínima e máxima: De 90 a 180 m2.