Tempero Bahia reunirá 25 restaurantes soteropolitanos
Regida pelo sabor e os aromas dos ingredientes regionais, Salvador será a capital da gastronomia brasileira de 14 a 24 de setembro quando o aguardado Tempero Bahia terá sua primeira edição na cidade. O Festival é uma extensão do Tempero no Forte, evento já consolidado no calendário nacional, realizado há 11 anos na Praia do Forte, no Litoral Norte baiano. A partir do tema ‘Baía de Todos os Santos’ – da carne de fumeiro aos frutos do mar’, chefs locais e de outros estados brasileiros desfilarão suas criações nos 25 restaurantes participantes, atravessando a cidade, desde Stella Maris até o Centro Histórico.
Uma das novidades desta primeira edição, realizada pelo Governo Federal e o Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, com apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio das secretarias estaduais da Cultura, Turismo, Comunicação e do Ipac, é a parceria com a Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, que sediará o XXII Congresso ARBL, com a presença confirmada de mais de 50 chefs promovendo a gastronomia em todos os seus âmbitos, com muita ousadia e identidade.
Quem for a um dos restaurantes participantes do Tempero Bahia e pedir o prato do evento, é que também receberá como lembrança o prato de cerâmica criado exclusivamente para o Festival. Além disso, Salvador foi a cidade escolhida pela Boa Lembrança para a realização do XXII Congresso ARBL, no dia 18 de setembro, que reunirá cerca de 90 participantes, entre chefs e proprietários dos restaurantes associados de todo o Brasil. Segundo a chef Tereza Paim, diretora da Boa Lembrança na Bahia, a Associação escolheu Salvador justamente para que a data do congresso coincidisse com o período do evento.
Restaurantes, chefs e pratos
De Stella Maris ao Centro Histórico, 25 restaurantes apresentarão suas criações assinadas por talentosos chefs de cozinha de Salvador e de outros estados do Brasil, com sugestões de pratos para o almoço ou jantar, dentro do tema ‘Baía de Todos os Santos – da carne de fumeiro aos frutos do mar’, valorizando nossos ingredientes regionais.
Eventos paralelos
Dois eventos paralelos ainda fazem parte da programação do Tempero Bahia. O primeiro deles é o Jantar de Abertura, que será realizado no restaurante Origem, do casal de chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, no dia 14 de setembro. Os anfitriões vão receber o chef carioca Dalton Rangel, para um jantar a seis mãos, com menu degustação exótico, de seis pratos e duas sobremesas.
Já no dia 19, Tereza Paim – chef anfitriã do Tempero Bahia – arma no Convento do Carmo o Lounge Dinner Beneficente, um jantar coletivo em que vários chefs estrelados terão espaços separados para servir seus pratos. O objetivo do jantar é arrecadar recursos para o restauro da Sacristia do Convento do Carmo. O valor do jantar por pessoa é R$ 160,00, com direito ao menu com 12 pratos, bebidas – cervejas Eisenbahn, vinhos Chandon e degustação de cachaças baianas – e o Prato do Congresso da Boa Lembrança.