O London Caipirinha Festival é realizado com apoio da Embratur
A gastronomia brasileira apresenta inúmeros aspectos atrativos ao turista nacional e internacional, e um deles, sem dúvida, é a notável coquetelaria, com destaque para a caipirinha. E para promover o Brasil como destino cultural, a associação VBRATA UK (Visit Brazil Travel & Cultural Association) realizará, de 5 a 17 de setembro, a 1ª edição do London Caipirinha Festival, com o apoio da Embaixada do Brasil em Londres e Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo).
Bares e restaurantes brasileiros, com sede na capital da Inglaterra, competirão para buscar a almejada coroa de vencedor da “melhor caipirinha em Londres”, entre outras categorias. O Festival terá seu lançamento oficial com um evento exclusivo para o trade turístico britânico e para a imprensa especializada no dia 5 de setembro, na Embaixada do Brasil em Londres, com o objetivo de promover o Brasil e atrair a atenção do mercado internacional.
Para o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, turismo e gastronomia andam juntos e o Brasil tem inovado e se destacado neste ramo: “As pessoas viajam para comer, não para se alimentar, mas pela experiência olfativa, gustativa e cultural que a gastronomia representa como ícone”. No mês passado, exemplificou Lummertz, o País apareceu na lista dos ´destinos turísticos que as pessoas devem visitar antes de morrer´, de acordo com o ranking elaborado pela revista inglesa Wanderlust, especializada em ecoturismo.
A gastronomia brasileira está entre os itens mais bem avaliados pelos estrangeiros que viajam para o País. Na última pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo, 95,4% dos visitantes internacionais avaliaram positivamente a culinária do País. “Conhecer a gastronomia é uma das atividades mais praticadas pelos turistas estrangeiros que viajam para o Brasil”, completou o presidente.