A companhia aérea italiana se uniu a um projeto inovador criado por Massimo Bottura, chef e proprietário do Osteria Francescana, em Modena, recentemente eleito o melhor restaurante do mundo
Alitalia assinou uma parceria com melhor restaurateur do mundo para alimentar as pessoas necessitadas durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos no Rio de Janeiro. A companhia aérea italiana se uniu a um projeto inovador criado por Massimo Bottura, chef e proprietário do Osteria Francescana, em Modena, recentemente eleito o melhor restaurante do mundo, que também dirige a organização sem fins lucrativos Food For Soul.
Uma cantina social foi aberta no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, para fornecer mais de 200 refeições por dia para a comunidade carente utilizando o excedente de alimentos da vila construída para os atletas ao longo dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.
O projeto RefettoRio conta com cozinha gourmet, preparada por alguns dos melhores chefs da Itália para quem a Alitalia forneceu, como cortesia, os bilhetes aéreos com destino ao Rio de Janeiro. Mais de 19.000 refeições serão servidas durante os jogos e 12 toneladas de excedente de comida serão utilizadas pela equipe de chefs italianos na iniciativa da cantina social.
A companhia aérea italiana também disponibilizou espaço em suas aeronaves na rota Roma – Rio de Janeiro para transportar louças, talheres e outros equipamentos de catering.
A colaboração da Alitalia com o Food For Soul reflete o compromisso da companhia aérea com as questões sociais e organizações humanitárias na luta contra a fome no mundo. A Alitalia lançou em 2015, com o World Food Programme Italy, a campanha de angariação de fundos "Give for Food" em seus voos de longo curso para apoiar o projeto de merenda escolar de instituições de caridade.
O projeto RefettoRio é uma continuação do modelo Refettorio Ambrosiano de Milão, lançado no ano passado durante a EXPO 2015 Milano.