Especialista no destino aponta o que os turistas não podem deixar de provar no país berço da civilização Inca
Você imaginaria que um país como o Peru, com forte contexto histórico e arqueológico, também tem uma das melhores gastronomias do mundo? Pois saiba que os nossos vizinhos esbanjam qualidade e originalidade quando o assunto é gastronomia. Tanto é que o Peru conquistou em 2014, pelo terceiro ano consecutivo, o prêmio da Word Travel Awards® de Melhor Destino Culinário do Mundo. A premiação é o “Oscar” do turismo!
“O Peru é geralmente conhecido como um museu a céu aberto, mas na verdade o destino vai muito além das ruínas e templos Incas. A gastronomia local, por exemplo, tem se destacado como uma das melhores do mundo e atrai cada vez mais turistas ao país”, ressalta Willian Cavalcante, sócio-diretor da Machu Picchu Brasil, operadora especializada no destino.
É em Lima, por exemplo, que acontece a Mistura, maior feira gastronômica da América Latina. O evento é realizado em forma de mercadão, com inúmeras tendas que apresentam os pratos típicos, ingredientes locais e inovações peruanas.
Ficou curioso sobre o que não pode deixar de provar antes de voltar ao Brasil? A Machu Picchu Brasil preparou uma lista de quatro pratos e uma bebida imperdíveis. Prove!
1) Ceviche
Você pode até não saber o que é, mas certamente já ouviu falar. Sua receita varia de acordo com cada região do país, mas é tão tradicional que basta perguntar a qualquer peruano que prato define seu país e ele vai dizer: ceviche. A receita de peixe cozido no limão é muito popular e está presente também em outras partes do mundo, mas os peruanos garantem que foi criada lá.
2) Rocoto Relleno
Típico da cidade de Arequipa, o Rocotto Relleno é uma espécie de Pimentão recheado com carne de boi e porco moídas, queijo fresco, queijo muçarela, tomate, cebola, ovos e pimenta do reino. Se você gosta de comidas picantes, o Rocotto Relleno é a escolha certa. Quer saber mais sobre Arequipa? Clique aqui.
3) Lomo Saltado
Simples e tradicional, este prato se destaca por ser um dos mais consumidos no Peru. “É o “arroz com feijão” peruano e leva em sua receita tiras de carnes de boi com cebolas, tomates, pimentas e outros ingredientes”, explica Ricardo Cavalcante, sócio-diretor da Machu Picchu Brasil. Constituído a partir de uma mescla entre as culinárias chinesa e peruana, o prato é preparado com todos os ingredientes na mesma panela, assim como os chineses geralmente preparam seus alimentos.
4) Causas Limeña
Como o próprio nome sugere, as Causas Limeña são bastante comuns na capital Lima e em alguns pontos do litoral peruano. Preparado a base de batatas amarelas, este prato se assemelha ao nosso escondidinho e possuí uma grande variedade de recheios e sabores. Se Lima está no roteiro da sua próxima viagem, a Machu Picchu Brasil tem pacotes e roteiros para todos os gostos.
5) Pisco Sour
E para brindar a rica gastronomia peruana não poderia faltar o tão icônico e tradicional pisco sour. Derivado das uvas, o Pisco é um destilado de vinho puro e é a base do famoso drink e muito popular entre os peruanos, assim como a caipirinha é para nós brasileiros. Suco de limao, clara de ovo, açúcar e angostura completam a receita que segue se reinventando e ganhando novos sabores.
Agora que você já sabe o que não deixar de comer e beber no Peru, saiba como ir com conforto e segurança para o destino. Saiba mais sobre a Machu Picchu Brasil, que tem escritório em Cuzco, assistência 24h, guias credenciados e os melhores preços, e personalize seu roteiro no site da operadora.