Companhia também acaba de ampliar sua rede de atendimento e solicitação de reembolso por Direito de Arrependimento já pode ser feita 100% online

Para oferecer uma melhor experiência aos seus clientes, a LATAM acaba de se tornar a primeira companhia aérea do Brasil a disponibilizar ao passageiro a possibilidade de contratar, no momento da compra, a opção de devolução integral em crédito do valor pago pela passagem em caso de desistência. O produto LATAM Flex¹ pode ser adquirido em latam.com para todos os voos e passageiros incluídos na reserva, nas tarifas que não oferecem a opção de reembolso e mediante o pagamento de um custo adicional. Já o cancelamento pode ser realizado até a data do embarque em “Minhas Viagens” e o crédito integral da passagem aérea será disponibilizado no LATAM Wallet para ser utilizado em outros serviços e produtos da companhia. O serviço, vale destacar, não está disponível para resgate de passagens com troca de pontos LATAM Pass.

 

Segundo Rafael Walker, diretor global de Customer Care do grupo LATAM Airlines, “o LATAM Flex é mais uma facilidade que veio para melhorar a experiência de nossos passageiros. Muitas vezes os planos mudam e queremos remanejar os compromissos de forma rápida, eficiente e sem prejuízos. Oferecer a liberdade de pagar por um produto apenas se desejado é uma forma de valorizar cada vez mais os nossos clientes.”

 

A LATAM também acaba de possibilitar de forma 100% online a solicitação de reembolso por Direito de Arrependimento. O pedido estava disponível apenas por telefone e agora pode ser feito também em latam.com (Minhas Viagens), desde que realizado em até 24 horas após a compra da passagem, para voos que tenham a data de embarque em sete dias ou mais.

 

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DA LATAM

 

A LATAM vive um processo de Transformação Digital que busca ressignificar a relação da companhia com o cliente e tornar toda a sua jornada de viagem cada vez mais simples, rápida e segura. A primeira fase da transformação mais visível ao cliente no Brasil foi iniciada em 2021, baseada em quatro pilares: novo fluxo de compra no site, que conta com perfil com todas as informações do cliente em um só lugar, notificações personalizadas, check-in automático e LATAM Wallet. O processo de Transformação Digital da LATAM também se aplica aos aeroportos brasileiros, reduzindo em até 50% o tempo de atendimento. Confira as iniciativas:

 

  • SITE MAIS INTELIGENTE: o cliente LATAM pode armazenar todas as suas informações e preferências em seu cadastro para agilizar futuras compras. Os clientes não cadastrados também podem efetuar compras e obter o comprovante de finalização para download.
  • CHECK-IN AUTOMÁTICO: logo após concluir a compra da sua passagem aérea, o cliente recebe o cartão de embarque virtual, que é atualizado de forma dinâmica e permite ao passageiro saber se houve mudança na rota, data, horário e portão de embarque. A funcionalidade já é utilizada por mais de 80% dos passageiros domésticos no Brasil e permite a redução de até 20 minutos no tempo de espera e atendimento nos aeroportos.
  • LATAM WALLET: é a carteira virtual da companhia aérea. Os créditos de pontos e reembolsos do cliente ficam armazenados nesta ferramenta e podem ser utilizados a qualquer momento para aquisição de novos produtos e serviços. Também permite acesso à uma nova experiência no LATAM Pass, o programa de fidelidade da LATAM.
  • CHAT PARA ALTERAÇÕES DE VOOS: o cliente pode concluir online e diretamente com um agente da LATAM as alterações de voos impactados por condições meteorológicas adversas ou contingência de voos em aeroportos, por exemplo.
  • WHATSAPP: o cliente tem fácil acesso à ferramenta diretamente pelo celular ou pelo site, com orientação rápida e fácil para tópicos frequentes ou mesmo falar com um dos atendentes.
  • DESPACHO AUTOMÁTICO DE BAGAGEM: totem de autoatendimento disponível para os clientes dos aeroportos de Brasília, Galeão, Guarulhos, Salvador, Natal, Porto Alegre, Florianópolis, Fortaleza e Confins. Atualmente, 70% dos clientes no Brasil já pesam, etiquetam e despacham as suas bagagens para aeronave de forma autônoma nesses equipamentos.
  • GOOGLE WALLET: os bilhetes da LATAM podem ser armazenados nesta ferramenta e agilizar o acesso ao documento e embarque nos aeroportos.
  • ANTECIPAÇÃO E POSTERGAÇÃO DE VOO: os clientes podem agora antecipar ou postergar o voo no mesmo dia diretamente em latam.com ou aplicativo LATAM - a função estava disponível somente no balcão da companhia nos aeroportos. Para isso, basta acessar a seção “Minhas Viagens” entre 24h e 1h40 antes do voo doméstico ou internacional.

 

A LATAM, vale destacar, conseguiu um feito histórico no Brasil durante o primeiro semestre de 2023. Segundo os indicadores registrados na plataforma Consumidor.gov.br, a companhia se tornou a empresa aérea menos reclamada do Brasil entre passageiros e membros dos programas de fidelização do setor aéreo. Os indicadores da plataforma apontam que a LATAM registrou o menor índice do País no período em comparação com outras companhias aéreas e seus programas de fidelidade somados, com 0,87 reclamações a cada 1 mil clientes. Nos seis primeiros meses do ano, a companhia também registrou o menor tempo de resolução ao cliente do setor no País, com índice de 3,6 dias em média.

Nova funcionalidade permite que clientes paguem pelo reembolso integral apenas se desejado. Crédito: Divulgação LATAM

LATAM EFICIENTE: MAIS CONECTIVIDADE NO BRASIL E NO MUNDO

 

Mais eficiente e competitiva, a LATAM voa atualmente para o seu recorde de 55 destinos no Brasil, tendo aberto 11 novos destinos com voos próprios no País desde 2021. São eles: Jericoacoara (CE), Juazeiro do Norte (CE), Vitória da Conquista (BA), Petrolina (PE), Presidente Prudente (SP), Montes Claros (MG), Juiz de Fora (MG), Cascavel (PR), Sinop (MT), Caxias do Sul (RS) e Passo Fundo (RS). Além disso, ampliou em 2023 o seu acordo de codeshare com a Voepass.

 

Já no mercado internacional, a LATAM é a aérea que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos para 90 destinos diretos e indiretos no exterior. Como resultado, responde atualmente por quase 70% dos passageiros de voos internacionais transportados por companhias brasileiras no País, também segundo a ANAC. Em 2023, a LATAM já inaugurou as rotas Brasília-Lima, Porto Alegre-Santiago, Guarulhos-Los Angeles e Lima-Caracas. Agora, prepara a estreia dos voos Guarulhos-Joanesburgo, Belo Horizonte-Santiago, Foz do Iguaçu-Lima, Florianópolis-Santiago, Santiago-Melbourne, Lima-Aruba, Lima-Havana e Lima-Atlanta.

 

Como consequência, a LATAM lidera o setor aéreo brasileiro desde 2021, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). A companhia transporta anualmente no Brasil uma média de 30 milhões de passageiros no mercado doméstico e 3 milhões no internacional. São cerca de 700 voos por dia no País, sendo 650 operações domésticas e 50 internacionais.

¹ O reembolso integral do bilhete vinculado às situações regulamentadas pela Resolução 400 da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), como cancelamento, alteração e atrasos de voos que superem quatro horas, continuam vigorando completamente e não dependem da aquisição deste produto.