A exemplo de todo o primeiro semestre de 2019, companhia foi a mais pontual do país entre 30 de junho e 04 de agosto, período de expressivo aumento do tráfego de passageiros nos aeroportos
A LATAM Airlines Brasil, companhia aérea mais pontual do Brasil e que transporta mais passageiros no País, bateu seu recorde em pontualidade durante o período da alta temporada de inverno. Ao todo, entre os dias 30 de junho e 4 de agosto, 94,1% de seus voos domésticos pousaram no horário*, superando a concorrência e atingindo o maior resultado histórico da empresa. No mesmo período, a pontualidade do setor aéreo brasileiro, considerando as maiores companhias, foi de 86,6%*.
Esse percentual de 94,1% corresponde a todos os pousos domésticos da LATAM Brasil realizados até 14 minutos após o horário previsto. Em média, a companhia operou 616 voos diários no período, incluindo mais de 600 voos adicionais para ampliar o atendimento dos novos fluxos de demanda da alta temporada. O remanejamento doméstico reforçou rotas para Brasília, Campo Grande, Fortaleza, Florianópolis, Foz do Iguaçu, Maceió, Recife e Salvador.
O resultado histórico alcançado pela LATAM no Brasil na alta temporada reflete o sucesso de algumas medidas que a companhia tem adotado desde 2018. Um desses exemplos é a sinergia entre suas equipes, que estão cada vez mais focadas na rápida execução de suas atividades e na excelência operacional, sempre alinhadas entre si para evitarem perda de tempo em processos anteriores à decolagem dos voos. Uma outra iniciativa foi o novo padrão de entrada dos passageiros nas aeronaves para agilizar o processo de embarque. Atualmente todos os aeroportos do país já estão com esse novo procedimento e os passageiros podem conferir os detalhes por meio do site e dos canais digitais da LATAM.
Além disso, outra medida importante foi o início das operações, em fevereiro deste ano, de um Centro de Manutenção de Linha (CML), localizado no próprio Aeroporto de Guarulhos. O espaço permite que, em eventuais necessidades de manutenção não programadas, as aeronaves possam ser ajustadas de forma simultânea e rápida, retornando à sua programação com o mínimo de impactos, algo que tem auxiliado no aumento da pontualidade dos voos.
*Fonte: Base de dados da consultoria FlightStats