Aeroporto tem papel fundamental no desenvolvimento do município, que faz fronteira com a cidade de Pedro Juan Caballero, no Paraguai
O Aeroporto Internacional de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul (MS), completa 63 anos de operações nesta quinta-feira (11/3). Localizado a quatro quilômetros do centro da cidade, o terminal conta com operações da aviação geral, com voos domésticos, internacionais e militares.
Administrado pela Infraero desde 1980, o aeroporto tem papel fundamental no desenvolvimento do município, que faz fronteira com a cidade de Pedro Juan Caballero, no Paraguai. Anualmente, passam pelo aeroporto milhares de turistas que vão às compras no país vizinho atraídos pelo comércio diversificado, cassinos e também passeios ecológicos. Além disso, o terminal também atrai empresários do agronegócio, já que a produção de grãos é um dos pontos fortes da região.
Nos últimos anos, foram realizadas uma série de obras no aeroporto, entre elas o recapeamento da pista de pouso e decolagem, a instalação de cerca operacional, a execução obra de drenagem no sítio aeroportuário e a substituição de auxílios à navegação aérea, como o NDB (Non-Directional Beacon) - estação transmissora especializada, instalada numa posição geográfica fixa e precisamente conhecida.
O NDB emite sinais de radiofrequência com um formato pré-determinado e permite a estações de rádio móveis (terrestres, aéreas ou marítimas) fazer a identificação e determinar a sua posição relativa, face ao ponto geográfico de emissão.