Em 2016, mais 174 mil pessoas frequentaram o terminal
O Aeroporto de Altamira (PA) completa 38 anos de operações. Inaugurado apenas um dia após o aniversário de 68 anos da cidade, em 1979, o terminal foi entregue à administração da Infraero em 17 de janeiro de 1980.
Município polo da região centro-sul do Pará, no Norte do país, Altamira tem seu aeroporto como porta de entrada e saída para a região da Transamazônica. Além de importante suporte à população local, o terminal atende um grande número de passageiros, que vem aumentando significativamente com a implantação da hidrelétrica de Belo Monte, construída na bacia do Rio Xingu, considerada a terceira maior usina do mundo.
Com capacidade para receber até 900 mil passageiros por ano, o Aeroporto de Altamira movimenta, diariamente, uma média de 480 pessoas. Em 2016, passaram por lá 174.296 passageiros e, até setembro deste ano, foram mais de 83 mil viajantes. Para garantir maior comodidade, usuários e passageiros contam com 20 pontos comerciais, entre estabelecimentos de varejo, serviços e alimentação.
Atualmente, operam, no terminal, aeronaves das companhias aéreas Azul Linhas Aéreas Brasileiras e MAP Transportes Aéreos, que ligam Altamira diretamente às cidades de Belém, Santarém, Itaituba, Porto Trombetas, no Pará, e Manaus, capital do Amazonas (AM), realizando uma integração direta na região amazônica e possibilitando o fluxo para o restante do país.
No último ano, recebeu recuperação e manutenção em diversos pontos específicos no pavimento da pista de pouso e decolagem, além da revitalização da sinalização horizontal do pátio. Também foram realizadas pintura do Terminal de Passageiros, recuperação do pavimento frontal da Seção Contra Incêndio (SCI), e a substituição das luminárias do saguão para lâmpadas com a tecnologia Led.