Números são de pesquisa realizada pela ESPM
O Índice Nacional de Satisfação do Consumidor, medido pela ESPM, fechou o mês de fevereiro em ligeira alta de 0,5%, passando de 55,5% no primeiro mês deste ano para 56%. Dos 23 setores analisados, 14 apresentaram aumento na avaliação, como foi o caso dos supermercados, vestuário, drogarias, indústria automobilística, indústria digital, indústria alimentícia, comunicações, hospitais & laboratórios, indústria farmacêutica, aviação, transportes metropolitanos, saneamento básico, energia elétrica e construtoras.
Os demais segmentos registraram queda na satisfação de seus consumidores: lojas de departamento, eletroeletrônicos, personal care, bebidas, bens de consumo, bancos , seguradoras, convênios médicos e gás.
Uma única notícia – o anúncio de um possível investimento de uma companhia aérea norte-americana em duas empresas brasileiras – foi responsável, em razão do buzz provocado na internet, pelo aumento da satisfação do setor de aviação, que foi de 3,5% em fevereiro, passando de 43,3% em janeiro para 46,8% no mês passado. As empresas pesquisadas são Latam, Gol, Azul e Avianca.