A Wingo vai abranger todas as todas operadas pela Copa Airlines Colombia
Uma nova companhia de baixo custo vai surgir na América Latina. É a Wingo, subsidiária da Copa Holdings, grupo também proprietário da Copa Airlines Panamá e Copa Airlines Colômbia (antiga Aerorepública, segunda maior do país logo atrás da Avianca). A empresa de baixo custo ficará baseada na Colômbia e abrangerá todas as rotas que até então são operadas pela Copa Airlines Colômbia, exceto os voos internacionais para o hub na Cidade do Panamá. Para o CEO Pedro Heilbron, os resultados da Wingo já serão lucrativos no começo de 2017.
A low-cost se tornará uma nova unidade de negócio da Copa Colômbia, já que vão operar sob o mesmo certificado. Esta transição para um modelo de baixo custo é uma estratégia da Copa Holdings de tentar recuperar anos de perdas com a sua subsidiária em Bogotá, que acabou reduzindo a presença doméstica nos últimos anos.
A Wingo terá uma frota composta somente por B737-700s com 142 assentos em única classe. A princípio, quatro aeronaves comporão a frota que terá a responsabilidade de operar inicialmente em 16 cidades por 10 diferentes países, incluindo destinos de lazer conhecidos como Aruba, Punta Cana e Cartagena.
A partir de janeiro, a companhia já ficará responsável também por rotas entre Medellin, Bogotá e Panama Pacifico Airport, um aeroporto secundário no Panamá, algo que já incomodará concorrentes como a VivaColombia, única companhia até então no país que operava para o aeroporto. Enquanto isso, a Copa Colômbia permanecerá com suas operações para o Aeroporto do Panamá/Tocumén, uma bela estratégia na rota Panamá-Colômbia.