Lufthansa utilizará o sistema de gerenciamento de voos Amadeus Altéa Departure Control Flight Management e contratou o conjunto completo Amadeus Altéa Suite para toda sua rede de operadores.
Um dos principais desafios operacionais das companhias aéreas é garantir um controle de carga aérea estável e seguro, ou seja, otimizar o peso e equilíbrio da aeronave. O controle de cargas é essencial para conseguir uma maior eficiência, melhorar a pontualidade e reduzir os custos de combustível. Neste sentido, o Grupo Lufthansa e a Amadeus assinaram um acordo pelo qual as companhias do grupo alemão implementarão o sistema de gerenciamento de voos Amadeus Altéa Departure Flight Control Management. As primeiras a utilizarem o sistema serão Lufthansa, Swiss International Air Lines, Brussels Airlines e Lufthansa Cargo.
O Amadeus Altéa Departure Flight Control Management automatiza o controle de cargas das aeronaves e otimiza a partida de voos por meio da análise da bagagem de passageiros e cargas, o cálculo das necessidades de combustível e a definição da distribuição de carga ideal no avião. Quando o sistema estiver instalado em todas as empresas do Grupo Lufthansa, a Amadeus otimizará a carga de 3.000 voos diários do Grupo.
"Um dos nossos principais objetivos é conseguir um gerenciamento estável de voos em nossas operações globais e usar um produto que seja flexível", diz Claus Filkorn, responsável pelas Operações de Terra da companhia aérea alemã Lufthansa. "Depois de avaliar as opções, optamos por um sistema consolidado de gestão de voo de nova geração. Graças ao acordo com a Amadeus, teremos cálculos de combustível automáticos e melhorias funcionais."
"A Lufthansa previa substituir o seu sistema de controle de carga por uma nova solução de gerenciamento de voos de ponta na indústria e estamos muito orgulhosos de que o Amadeus Altéa Departure Flight Control Management tenha sido escolhido", diz Julia Sattel, vice-presidente executivo de Airline IT da Amadeus. "A Lufthansa é um dos primeiros grupos de companhias aéreas a adotar a solução em toda a sua rede de operadores. Graças a este sistema, a empresa poderá continuar a centralização dos pontos de controle de carga e aumentar a eficiência operacional ".
Em 2015, as companhias aéreas do Grupo Lufthansa transportaram mais de 100 milhões de passageiros e a Lufthansa Cargo transportou 1,6 milhões de toneladas de carga.