Companhia planeja trazer até cinco unidades do jato supersônico ao país e fará voos domésticos para várias cidades brasileiras

 

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras inova mais uma vez e anuncia hoje uma decisão histórica: a companhia será a primeira aérea do mundo a retomar os voos com os jatos supersônicos Concorde. Com capacidade para até 120 assentos, a aeronave pode alcançar uma velocidade de 2.200km/h, sendo possível ligar São Paulo ao Rio de Janeiro e a Belo Horizonte em 15 minutos ou, ainda, voar de São Paulo a Marília em apenas 8 minutos. Com cinco unidades encomendadas, a empresa planeja receber o primeiro equipamento já nos próximos dias e dar início aos voos regulares em junho, quando fará evento de lançamento no aeroporto de Viracopos, em Campinas.

Inicialmente, o novo Concorde da Azul será operado a partir dos aeroportos de Viracopos e Congonhas, com voos para Marília, Araçatuba, Montes Claros, Passo Fundo, Belo Horizonte (Confins), Rio de Janeiro (Santos Dumont) e Recife. Segundo Antonoaldo Neves, presidente da Azul, a novidade é um marco na história da aviação mundial e será um divisor de águas no setor. “Traremos mais dinamismo às viagens de curta e longa distância dentro do país, já que o Concorde é a aeronave comercial mais rápida do mundo. Elas serão equipadas com modernas e confortáveis poltronas em uma cabine de classe única. O serviço e entretenimento de bordo ainda estão em fase de planejamento, mas a ideia é que não haja muitas opções, uma vez que os voos serão muito curtos”, afirma Neves.

Para Abhi Shah, vice-presidente de Receitas da Azul, o histórico de preços baixos do combustível de aviação torna os custos de operação do Concorde imbatíveis. “Nós realmente estamos muito confiantes de que podemos fazer o mercado de aviões supersônicos crescer Brasil”, afirma Shah.

A Azul ainda aguarda autorização dos órgãos reguladores para operar os novos voos, assim como o certificado para operar as novas aeronaves. Clientes TudoAzul Safira e Diamante terão condições especiais de compra, quando as passagens estiverem disponíveis. Em breve, a companhia divulgará mais detalhes sobre essa operação.