Frequência entre Abu Dhabi e Marrocos sobe para nove voos por semana
A Etihad Airways, a companhia aérea nacional dos Emirados Árabes Unidos, lançou voos de Abu Dhabi para seu segundo destino marroquino, com serviços regulares para Rabat.
O voo inaugural aterrissou no Aeroporto Internacional de Rabat-Sale para a tradicional saudação com canhão de água, hoje à tarde, seguida de uma cerimônia de chegada com convidados importantes, incluindo o ministro marroquino do Turismo, Lahcen Haddad, e o embaixador dos Emirados Árabes Unidos no Reino do Marrocos, Sua Excelência Al Asri Saeed al Dhaheri.
O serviço, operado duas vezes por semana pela aeronave Airbus A340-500 de três classes, é a única ligação aérea comercial direta entre as duas capitais. Com serviços diários existentes na rota Abu Dhabi - Casablanca, a Etihad Airways aumentou sua frequência para o Marrocos para nove voos por semana.
A delegação no voo inaugural EY615 para Rabat foi liderada por Khaled Al Mehairbi, vice-presidente sênior de Assuntos Governamentais e Aeropolíticos da Etihad Airways. A delegação incluía o Capitão Salah Awadh Alfarajalla, vice-presidente sênior de Segurança e Desenvolvimento Nacional de Pilotos; Hareb Al Mubarak Muhairy, vice-presidente sênior de Assuntos Corporativos e Relações Internacionais; Ali Al Shamsi, vice-presidente de Operações do Hub de Abu Dhabi; Joost Den Hartog, vice-presidente em exercício de Vendas Globais; e Amer Khan, vice-presidente para o Oriente Médio e Norte da África.
James Hogan, presidente e CEO da Etihad Airways, disse que a companhia estava muito contente com o lançamento de sua segunda rota marroquina com o novo serviço de Rabat.
"Esta nova ligação aérea direta demonstra o compromisso da Etihad Airways para criar laços sustentáveis na região do Norte Africano e aprofundar a forte relação entre o Marrocos e os Emirados Árabes Unidos", disse ele.
"Rabat é uma cidade histórica que tem se tornado mais atraente para viajantes de negócios e lazer. Com o nosso novo serviço, estamos apoiando ainda mais o crescimento de toda a nossa rede internacional de viajantes voando para o nosso mais novo gateway no Marrocos. Da mesma forma, estamos facilitando as viagens de Rabat para Abu Dhabi e para muitas outas cidades que servimos, proporcionando aos nossos clientes a oportunidade de desfrutar dos altos níveis de serviço pelos quais somos famosos no mundo todo”.
Combinado com Casablanca, a rota Rabat eleva para quase 4.200 o número total de assentos a cada semana nos serviços da Etihad Airways entre os Emirados Árabes Unidos e o Marrocos.
Assim como os Emirados Árabes Unidos, o governo marroquino tem feito investimentos significativos no desenvolvimento de sua indústria de turismo. Em 2010, o governo lançou a sua Visão 2020, que inclui planos para transformar o Marrocos em um dos 20 melhores destinos turísticos do mundo e dobrar o número de chegadas internacionais para 20 milhões por ano até 2020.
O embaixador dos Emirados Árabes Unidos no Reino de Marrocos, Sua Excelência Al Asri Saeed Al Dhaheri, disse: "Não há dúvida de que a nova rota da Etihad Airways entre as duas capitais árabes é um resultado da cooperação conjunta entre os dois países na aviação civil. Este é mais um passo no desenvolvimento das relações entre os Emirados Árabes Unidos e o Marrocos. Os voos diretos irão contribuir profundamente para o desenvolvimento do comércio, investimentos e turismo. Os Emirados Árabes Unidos e o Marrocos estão unidos por uma longa história de cooperação, e o crescimento das relações econômicas e comerciais entre os dois países tem evoluído significativamente nos últimos anos”.
"Tenho observado com grande satisfação que as empresas dos Emirados Árabes Unidos estão cada vez mais voltando sua atenção para Rabat, buscando oportunidades para cooperar, investir e fazer negócios. Este é um sinal claro do futuro positivo que a nossa comunidade de negócios vê para este país. Estamos ansiosos para vermos mais parcerias e cooperação estratégica e, sem dúvida, a Etihad Airways é um exemplo de liderança nesta área”.
O voo Abu Dhabi - Rabat é operado às quartas-feiras e sextas-feiras, utilizando um Airbus A340-500 com capacidade para 240 lugares, sendo 12 na Primeira Classe, 28 na Executiva e 200 na Econômica.
O serviço da companhia aérea de Abu Dhabi para Casablanca tem tido um forte desempenho desde que foi lançado, em junho de 2006. A rota Rabat garante aos passageiros uma maior escolha e conectividade nos dois sentidos entre Marrocos e os Emirados Árabes Unidos, e para os principais destinos no hub da companhia de Abu Dhabi em toda a rede global da Etihad Airways no GCC (Conselho de Cooperação do Golfo), o subcontinente indiano, Sudeste da Ásia e Austrália
A Etihad Airways pode estender ainda mais seu alcance em todo o Norte da África através de um acordo de codeshare com a Royal Air Maroc, oferecendo aos passageiros voos diretos de Casablanca para destinos em todo o Marrocos, incluindo Agadir, Marrakech e Tânger.