Com a proximidade de 2016, a Delta destaca os objetivos da companhia aérea para o próximo ano

 

Com a proximidade de 2016, a Delta destaca os objetivos da companhia aérea para o próximo ano, que incluem desenvolver sua crescente presença na região da América Latina e Caribe, um mercado importante para viajantes a lazer e negócios.

O Delta News Hub conversou recentemente com Nicolas Ferri, vice-presidente da Delta para a América Latina e o Caribe, sobre os progressos realizados em 2015 e o que está reservado para a região em 2016.

DNH: Quais as maiores áreas de crescimento orgânico para o resto do ano e para 2016?

Ferri: 2015 foi um ano de sucesso para a região e vamos encerrá-lo com o lançamento de três rotas no dia 19 de dezembro, para somar ao crescimento orgânico realizado na América Central e Caribe. Nossa capacidade na América Latina e no Caribe aumentou 6% em comparação ao ano anterior e os nossos planos para 2016 preveem um crescimento adicional de 3%.

O Brasil, independentemente de suas atuais dificuldades econômicas, é um mercado crucial para a Delta e estamos trabalhando com empenho para assegurar o sucesso do voo de São Paulo para Orlando, que já está apresentando um forte desempenho. Somos ágeis para nos adaptar às condições do mercado e continuaremos a monitorar a situação no Brasil de perto para atender ao mercado com a flexibilidade necessária.

Na América do Sul, a Colômbia apresenta uma outra área de crescimento, graças a duas rotas que conectam Atlanta a Medellín e a Cartagena. Recebemos excelente apoio de agências parceiras, criamos parcerias com marcas locais para promover os voos, estamos começando o ano com voos lotados e trabalharemos com afinco para garantir o sucesso destas operações.

DNH: O crescimento por meio de parcerias estratégicas é crucial para os objetivos de 2016 na região. Onde você vê a maior oportunidade e quais são os principais desafios?

Ferri: A Aeroméxico e a GOL são cruciais para o sucesso da Delta em 2016 e para os próximos anos. Há muita expectativa sobre o crescimento do mercado que vai além das fronteiras, sobre o que pode representar uma aliança ampliada com a Aeroméxico.

Nós não poderíamos ter melhores parceiros no México do que a Aeroméxico, companhia aérea principal do país. Nosso recente anúncio de intenção de compra foi muito bem recebido e amplamente reportado pela mídia e está sob avaliação do Conselho de Administração da Aeroméxico.

O Open Skies e a aprovação da imunidade antitruste permitirão que a Delta e a Aeroméxico tenham oportunidade de expandir suas operações comerciais e sirvam melhor o mercado para além de suas fronteiras.

Há sempre áreas de crescimento quando se trata de integrar duas distintas culturas de negócios, mas a Delta e a Aeroméxico possuem mais de vinte anos de colaboração bem sucedida. Cada uma de nossas ações é sempre centrada nas necessidades do cliente.

Por enquanto, estamos esperando o Senado mexicano ratificar o acordo de serviços aéreos aprovado entre os Estados Unidos e o México. Em outras palavras, o processo está nas mãos do governo mexicano.

Em poucas palavras, o acordo EUA-México, iniciado em 2014, suprime os limites numéricos sobre o número total de transportadoras que podem operar rotas transfronteiriças entre os dois países. O acordo atual permite que cada país designe duas ou três companhias aéreas para atender a uma determinada rota.

É importante também destacar que este ano demos os primeiros passos para criar uma estrutura de hub em Monterrey, México, de onde temos três voos diários para Atlanta, um para Los Angeles e um para Detroit.

O crescimento orgânico é mais lento, mas o crescimento por meio de parcerias estratégicas é acelerado e traz mais para os clientes em um curto período de tempo.

DNH: O Brasil tem sido uma história de sucesso quando se trata de parcerias. O que podemos esperar da parceria estratégica entre a Delta e a GOL em 2016?

Ferri: A GOL é uma história de sucesso em muitos aspectos, do ponto de vista de integração comercial à maneira pela qual pensamos e agimos para atender os nossos clientes, tendo as suas necessidades como prioridade. Nosso ampliado relacionamento comercial permite que a GOL venda os voos da Delta como se fossem seus.

A GOL contribui com a Delta em uma média de 8% em todos os outros voos do interior do Brasil e sua contribuição de 24% da receita de bordo para o novo voo São Paulo-Orlando é crucial para o sucesso desta rota.

A relevância dos destinos é fundamental para o momento que estamos experimentando com a GOL e essa é uma das muitas maneiras pelas quais os clientes têm se beneficiado da parceria.