"Devido a condições climáticas desfavoráveis na área de Buffalo, o voo 1159 está atrasado em uma hora."
Essa é a última coisa que você quer ouvir quando está viajando para casa na agitação das festas de fim de ano. Mas nos bastidores, a equipe de 25 meteorologistas da Delta, maior do que em qualquer outra companhia aérea, está trabalhando duro para mantê-lo seguro e aconselhar as tripulações de voo sobre a melhor rota até ao seu destino final.
Tempestades, furacões, neve, geada, cisalhamento do vento (wind shear, em inglês, a diferença na velocidade e/ou na direção do vento em uma distância relativamente curta na atmosfera), turbulência e até mesmo a nossa camada de ozônio podem afetar as operações diárias da Delta. Mas, graças aos avanços meteorológicos das últimas décadas, os meteorologistas da companhia aérea estão equipados com as ferramentas necessárias para fornecer previsões detalhadas e completas.
Observações da própria aeronave da Delta, juntamente com observações e recomendações do governo também são recursos valiosos na indústria. Como resultado, os meteorologistas trabalham uma grande quantidade de monitoramento, validação e verificação, além de previsão.
"Os dias um, dois e três são os mais importantes para prestar atenção", diz Stephanie Klipfel, supervisora da Delta Meteorologia. "Nós estamos interessados no que está acontecendo nos aeroportos. Nós estamos de olho em nossos hubs. Assim que completamos ou atualizamos nossas previsões específicas, imediatamente direcionamos essa informação aos gerentes de operações de sistema e superintendentes de voo (despachantes que monitoram voos) para que eles criem um plano para a operação da Delta ".
A Delta Meteorologia é uma combinação de conhecimento e legado de três departamentos meteorológicos da companhia aérea, o primeiro iniciado em 1938, em Spokane, no estado de Washington. Hoje, a Delta Meteorologia está localizada em Atlanta e é parte de Operações/Central de Clientes da Delta (OCC). Todos os dias, eles fornecem informações meteorológicas e tempos estimados deste impacto. Mais de 25 departamentos estão representados no OCC e incluem mais de 800 pessoas que supervisionam mais de 5.600 voos diários.
A Delta Meteorologia consiste em dois "escritórios de superfície" e três "escritórios aéreos superiores", geralmente integrados por onze meteorologistas por dia, incluindo um meteorologista líder. Eles trabalham como uma equipe para monitorar o clima para a operação global da Delta. As principais atribuições do meteorologista líder ou de sua equipe são monitorar os principais eventos climáticos dos próximos cinco dias, garantindo que previsões oportunas sejam realizadas e eventuais cargas de trabalho adicionais são delegadas para qualquer "operação irregular." Toda a equipe é liderada por Tom Fahey, gerente da Delta Meteorologia.
Enquanto isso, os meteorologistas do "escritório de superfície" verificam de perto os aeroportos com hubs da Delta e realizam previsões detalhadas de hora em hora, principalmente para as próximas 30 horas. O "escritório aéreo superior" verifica turbulência de alto nível e outras condições, como o clima espacial (como por exemplo, erupções solares), concentrações de ozônio e até mesmo cinzas vulcânicas, que podem danificar os motores de um avião.
Uma vez que o meteorologista emite uma previsão, ela é distribuída para despachantes que planejam e monitoram cada voo. Eles estão constantemente verificando os dados fornecidos para determinar rotas alternativas, se necessário, e garantir níveis adequados de combustível para as aeronaves.
"Nossos meteorologistas dedicam-se 110%", disse Klipfel. "Enquanto que diversas companhias aéreas terceirizam meteorologia, nós criamos valor e fornecemos excelente serviço ao cliente. Somos flexíveis aqui e estamos sempre um passo à frente. A previsão não é perfeita mas houve uma evolução real em meteorologia, que ocorreu nos anos 1980. Os meteorologistas costumavam prever os ventos. Agora, isso tudo é feito por sistemas computadorizados de planejamento de voo."
A Delta Meteorologia também representa a Delta dentro da indústria de Meteorologia da Aviação e faz parcerias com outras companhias aéreas e agências governamentais para trabalhar em conjunto, aprimorando sistemas meteorológicos e promovendo mais segurança.
Por exemplo, durante os anos 1980 e 1990, as companhias aéreas, a FAA (Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos) e pesquisadores trabalharam na detecção e outros procedimentos para evitar o baixo nível do cisalhamento do vento. Desde então, o Terminal Doppler Weather Radar foi instalado em grandes aeroportos, que permite que os meteorologistas detectem microrrajadas (rajadas de curta duração). A maioria dos aeroportos possui agora também um sistema de alertas de baixo nível de cisalhamento de vento, que notifica os controladores de tráfego aéreo de correntes de ar perigosas. Além disso, o treinamento de pilotos inclui manobras de fuga de microrrajadas/cisalhamento de vento como parte do treinamento de simulação.
Klipfel diz que está orgulhosa por ser parte de um grupo tão distinto de meteorologistas. Quando era jovem, ela sempre foi fascinada pelo clima e enquanto estava na faculdade, descobriu que um de seus professores era um observador de tempestades. A partir disso, seu interesse se tornou mais do que apenas um hobby e levou-a para onde está hoje.
"É ótimo quando acertamos a previsão ... quando é um plano bem orquestrado", acrescentou. "Nós somos apenas um pequeno pedaço da diferença da Delta, que nos permite operar nossos voos com segurança enquanto outras companhias aéreas cancelam os seus, ou quando nós cancelamos e outras companhias aéreas mais tarde descobrem que deveriam ter feito o mesmo. Nossos melhores dias são quando todos se esquecem que existimos ... quando acertamos a previsão perfeitamente."