Companhia solicitou a liminar para ajudar a proteger os 8.000 funcionários da companhia aérea alemã e dar mais clareza e confiança aos passageiros
A Etihad Airways, a companhia aérea nacional dos Emirados Árabes Unidos, recebeu com alegria hoje a decisão do Tribunal Administrativo de Braunschweig, permitindo-lhe continuar a operar todos os seus voos de codeshare com a airberlin para destinos na Europa, EUA e Emirados Árabes Unidos.
A liminar, que é válida até 8 de novembro, dá uma oportunidade para as partes resolverem as diferenças pendentes por meio de consultas contínuas entre os governos dos Emirados Árabes Unidos e da República Federal da Alemanha. A Etihad Airways, bem como a airberlin, continuarão a honrar todos os voos, e os acordos de viagens de passageiros não serão afetados.
A Etihad Airways solicitou a liminar para ajudar a proteger os 8.000 funcionários da companhia aérea alemã e dar mais clareza e confiança aos passageiros que já tinham reservado mais de 82.000 viagens.
A companhia aérea foi forçada a iniciar esta ação legal, pois o Ministério Federal dos Transportes e Infraestrutura Digital da Alemanha ainda não tinha aprovado o codeshare da Etihad Airways nos serviços da airberlin durante o cronograma de Inverno IATA 2015/2016, que começa dentro de apenas dois dias, em 25 de outubro de 2015.
O presidente e CEO da Etihad Airways, James Hogan, disse: "O fracasso do Governo alemão em aprovar os codeshares a tempo poderia causar danos severos à airberlin, a segunda maior companhia aérea da Alemanha, da qual a Etihad Airways detém 29,2%. As rotas de codeshare em questão, incluindo voos para nosso hub em Abu Dhabi, estavam entre os 65 previamente aprovados pela autoridade alemã da aviação civil, a LBA, e uma das principais razões pelas quais investimos na airberlin”.
"Desde 2012, a nossa parceria de codeshare permitiu que mais de dois milhões de passageiros se conectassem entre as redes de ambas as companhias, e contribuiu com €252 milhões para o resultado da airberlin. A Etihad Airways transferiu 1.365.487 passageiros para a airberlin, enquanto a airberlin conectou 645.157 passageiros em voos operados pela Etihad Airways".
Desde 2012, a LBA e o Ministério dos Transportes aprovaram sete horários da Etihad Airways, incluindo todos os codeshares com a airberlin, com base no Acordo de Serviços Aéreos assinado pelos Emirados Árabes Unidos e a Alemanha em março de 1994, bem como as atas aprovadas e o Cronograma de Rotas revisado assinado em junho de 2000.
A disputa surgiu em agosto de 2014 devido a uma alteração unilateral do parecer pelo Ministério dos Transportes no que diz respeito às disposições de codeshare desses acordos bilaterais.
Hogan disse: "Além do dano que causaria à airberlin, a retirada da autorização para os serviços de codeshare em 29 rotas reduziria de forma crítica a escolha dos consumidores dentro e fora da Alemanha, e causaria um enorme inconveniente para os passageiros, inclusive durante o pico de períodos de viagem de Natal e Ano Novo. Mais de 82.000 viagens foram reservadas nestes voos durante os próximos seis meses”.
"O dano social e econômico para a Alemanha por esta decisão seria ainda maior. Ao não permitir repentinamente os voos de codeshare estabelecidos e legítimos, o Governo irá pôr em perigo os postos de trabalho de 8.000 pessoas diretamente empregadas pela airberlin, e muitos mais postos de trabalho oferecidos por fornecedores da companhia e parceiros de negócios em destinos afetados".
Hogan disse que os laços econômicos da Alemanha com muitos países também seriam seriamente prejudicados se a Etihad Airways fosse forçada a acabar com os acordos de codeshare com a airberlin.
"A conectividade será perdida ou reduzida para uma série de destinos em todo o Oriente Médio, subcontinente indiano, Ásia e Austrália, já que esses voos de codeshare estão diretamente ligados aos serviços da Etihad Airways para além de Abu Dhabi”, disse Hogan.
"Executivos, turistas e famílias que viajam entre esses destinos e a Alemanha terão que enfrentar menos opções e custos mais elevados", disse ele.