Resultado é que a Autoridade Aeroportuária da Índia (AAI) possui agora uma visão geral dos 10 aeroportos, permitindo a otimização de recursos e equipamentos, bem como o controle proativo sobre as operações
A SITA concluiu a implantação da solução de Gestão de Aeroporto, de última geração, em 10 aeroportos da Índia. Inclui a colaboração inter-aeroporto, com centros de controle de operações aeroportuárias (AOCCs) ligando à central de controle no Aeroporto Internacional de Chennai e um backup em Kolkata. Esta é uma implantação única com características nunca vistas antes na Ásia. O resultado é que a Autoridade Aeroportuária da Índia (AAI) possui agora uma visão geral dos 10 aeroportos, permitindo a otimização de recursos e equipamentos, bem como o controle proativo sobre as operações.
Os 10 aeroportos são Chennai International Airport, Netaji Subhash Chandra Bose International Airport em Kolkata, Sardar Vallabhbhai Patel International Airport em Ahmedabad, Pune Airport, Tiruchirapalli International Airport, Trivandrum International Airport in Thiruvananthapuram, Calicut International Airport, Mangalore Airport, Lokpriya Gopinath Bordoloi International Airport, em Guwahati, e Jaipur International Airport.
A implementação da solução Airport Management da SITA, desenvolvida em parceria com a empresa de outsourcing NIIT, foi concluída em junho. Já está trazendo eficiência operacional, segurança de dados e redução na perda de receitas. No núcleo do novo sistema está o centro de comando e controle da autoridade aeroportuária, que monitora e gerencia as operações nos 10 aeroportos em tempo real.
Maneesh Jaikrishna, vice-presidente da SITA para Índia e Subcontinente, diz: “O escopo dado pela AAI à SITA foi de fornecer um sistema de gestão de aeroporto integrado perfeitamente com vários sistemas de terceiros. Nós entregamos a tempo e dentro do orçamento. O resultado é uma maior colaboração inter-aeroporto, através de módulos de fácil manuseio para o planejamento operacional, permitindo aos aeroportos a flexibilidade necessária para melhorar os negócios com uma abordagem altamente integrada. Todos se beneficiam com o aumento de eficiência e a automação do processamento de voo. Os processos-chave ajudam a fornecer informações mais precisas aos passageiros. E o sistema facilita também a precisão e rapidez dos ciclos de faturamento para as companhias aéreas.”
Ravi Prakash, diretor executivo da AAI, diz: “O novo Sistema de Gestão de Aeroportos (AMS) vai melhorar a eficiência, simplificar as operações e fornecer à AAI visibilidade e controle sem precedentes em 10 aeroportos da Índia. A solução da SITA permite que os aeroportos e suas partes interessadas – incluindo companhias aéreas, alfândegas, imigração e equipe de terra – trabalhem em torno da mesma informação em tempo real e tomem decisões totalmente baseadas nos recursos. O Centro de Controle de Operações Aeroportuárias (CCO) facilita decisões colaborativas para lidar com questões porta-a-porta e elevar a experiência de viagem dos clientes. A SITA, como uma parceira estratégica, forneceu à AAI soluções de uso comum em terminais de passageiros (Common Use Terminal Equipment – CUTE), autoatendimento de uso comum (Common-Use Self-Service - CUSS), e sistema de reconciliação de bagagem (Baggage Reconciliation System - BRS), juntamente com canais ar-terra, que permitiram o uso de sistemas DCL (pré-partida, limpeza de voo através de datalink) e comunicação controlador-piloto por link de dados (Controller-Pilot Data Link Communications - CPDLC). Estes sistemas reforçam a experiência do passageiro, a eficiência operacional e a segurança da operação das aeronaves”.
A Solução de Gestão de Aeroporto da SITA também é um trampolim para que os 10 aeroportos adotem a tomada de decisão colaborativa para o aeroporto (Airport-Collaborative Decision Making - A-CDM). É um processo operacional unificado que começa com a ativação de um plano do controle do tráfego aéreo e abrange tanto a chegada quanto atividades de assistência e procedimentos através da inversão de marcha e partida da aeronave. Por exemplo, durante os períodos de pico, se as filas no check-in e segurança estiverem muito longas, o aeroporto pode trabalhar com seus parceiros para adicionar mais funcionários e reduzir o tempo de espera.
Jaikrishna completa: “A conclusão bem-sucedida da implementação e manutenção do programa de sete anos reforça a presença dominante da SITA em aeroportos da Índia. A SITA agora trabalha com 41 dos 43 aeroportos do país.”
A solução de Gestão de Aeroporto da SITA equilibra a eficiência operacional com resultados de negócios. A SITA é a única empresa que possui, controla e apoia todos os componentes de gestão de aeroportos, fornecendo um sistema totalmente integrado e abrangente para os operadores portuários do mundo. Por isso, é usado por mais de 150 aeroportos, em 48 países e seis continentes.