Ceo James Hogan afirma a importância das parcerias
A estratégia de parcerias da Etihad Airways está oferecendo novas opções significativas para os viajantes aéreos em todo o mundo, disse hoje o presidente e CEO da Etihad Airways, e vice-presidente da Alitalia, James Hogan.
Falando em Milão no 45º Congresso Mundial da Associação Internacional de Executivos de Instituições Financeiras, Hogan disse que a força combinada da Etihad Airways, seus sete parceiros de capital e seus parceiros de codeshare criou uma rede de quase 600 destinos - cinco vezes o tamanho da rede central operada pela Etihad Airways.
Mas ele disse que a estratégia de participação de capital também ofereceu benefícios para as companhias aéreas parceiras e seus clientes combinados que, de outra forma, só estariam disponíveis através de uma fusão ou aquisição.
"A aviação é global, não local", disse Hogan. "A Etihad Airways tem apenas 12 anos de idade e nossos principais concorrentes voam há décadas, até mesmo gerações. Eles têm redes maduras, frotas grandes, presença global e acesso a mercados. E alguns concorrentes de legado estão buscando agressivamente bloquear o nosso crescimento. Para competir de forma eficaz, precisamos de escala e diferenciação".
Hogan disse que a Etihad Airways tinha diferenciado a sua oferta através de um crescimento inovador, introduzindo não somente aeronaves de próxima geração, mas também produtos e serviços de bordo líderes da indústria, incluindo a The Residence, um espaço exclusivo com três cômodos para as aeronaves Airbus A380 da companhia aérea, além dos First Class Apartments e Suites, Business Class Studios, chefs em voo, gerentes de alimentos e bebidas e babás em voo para assistência à família.
Ele disse que, além de sinergias de custos e receitas, os investimentos em participações minoritárias em outras companhias aéreas também permitiram que a Etihad Airways e os seus parceiros conectassem suas redes e horários, alinhassem estreitamente os padrões de produto e serviço de bordo, e integrassem e expandissem os programas de fidelidade em todas as companhias aéreas parceiras.
"Nossa estratégia possibilita benefícios muito além dos que são oferecidos pelas alianças comerciais padrão. Ao alinhar as nossas redes, horários, produtos, serviços e recompensas, estamos cada vez mais indo em direção a uma experiência de passageiro perfeita em nossas companhias aéreas parceiras. Nós também estamos oferecendo uma alternativa eficaz e cada vez mais atraente para as grandes transportadoras globais. Em 2014, nossas receitas de parcerias chegaram a US$ 1,1 bilhão, um aumento de 24%. Claramente os clientes estão escolhendo a Etihad Airways e seus parceiros".
No ano passado, a Etihad Airways expandiu seu portfólio de parceiros de capital, investindo 560 milhões de euros para adquirir 49% da companhia aérea nacional da Itália, a Alitalia, e uma participação maioritária no seu programa de fidelidade MilleMiglia.
"A Alitalia estava à beira do colapso. Vimos uma grande marca, uma grande rede, mas um negócio ruim precisando de uma nova direção", disse Hogan. "A Alitalia agora foi reinventada. Ela é um membro importante e crescente da nossa parceria global”.
"O plano da Alitalia está sendo bem executado. Este ano ela vai cumprir as suas metas, no próximo vai atingir um ponto de equilíbrio, e em 2017 virá o lucro".
Ontem, em Roma, Hogan, como vice-presidente da Alitalia, anunciou um plano de crescimento acelerado para a companhia aérea nacional da Itália, incluindo novas rotas para a América do Sul, rotas domésticas adicionais na Itália, novas salas VIP em aeroportos, serviços de motorista, novos interiores de cabine das aeronaves, conectividade Wi-Fi em todas as aeronaves em voo, novas iniciativas de atendimento ao cliente no Aeroporto de Fiumicino, em Roma, um novo site e um foco maior no treinamento e desenvolvimento dos funcionários - um investimento total de 280 milhões de euros na ampliação e melhoria da Alitalia.
"Através da nossa estratégia de parcerias transformamos a Etihad Airways em um negócio global de viagens e aviação, juntamente com nossos parceiros", disse Hogan. "Nossos clientes são os vencedores, em todo o mundo".