Os jatos executivos conquistando o mercado aéreo brasileiro
Por Rayne Arouca
Redação JTNa última terça-feira (27), a Embraer fez o primeiro voo do Legacy 500, marcando o início de uma geração de jatos executivos. As primeiras entregas da aeronave estão previstas para o início de 2014.
O Legacy 500 é o que a indústria denomina de projeto “clean-sheer”, ou seja, desenvolvimento de outras aeronaves. Seu design é baseado em uma extensiva pesquisa de mercado realizada com operadores e clientes. Sendo o primeiro jato executivo da categoria midsize a incorporar o sistema de controle fly-by-wire ou sistema de controle por cabo elétrico, é um tipo de controle das superfícies móveis de um avião por computador. Isso permite que qualquer modificação da direção e do sentido de uma aeronave feita pelo piloto seja "filtrada" e repassada para as superfícies móveis: aileron, profundor, leme. Com esse filtro, é possível aumentar a velocidade de reação, aumentar a capacidade de manobra de um avião ou impedir manobras que ultrapassem os limites de uma aeronave.
O Legacy 650, já é conhecido no mercado de jatos executivos, da categoria large, foi desenvolvido com base na plataforma do supermidsize Legacy 600, ambos referência no mercado da aviação. No Brasil a 200ª aeronave foi entregue essa semana, tornando um marco na história da aviação executiva.
O Legacy 650 pode acomodar até 14 passageiros em três zonas de cabine distintas e espaçosas, com o alcance de 7.223 quilômetros, a aeronave pode cobrir sem paradas longas distâncias como Miami (EUA) para São Paulo (Brasil). O interior aprimorado do jato dispõe de um novo sistema de gerenciamento de cabine, níveis de ruído reduzidos e avanços que equipam a aeronave para o sistema de controle de tráfego aéreo do futuro. Assentos que se convertem em camas, uma cozinha totalmente equipada e o maior compartimento de viagem em voo de sua classe. Estes são alguns destaques deste grande jato executivo de capacidade transoceânica.
A companhia Phenon, que disputa o mercado aéreo e tem grande influência no mercado brasileiro, é a querida de celebridades por todo o Brasil, a cantora baiana Cláudia Leite, por exemplo, é proprietária de um do jato Phenon 100, modelo fabricado no Brasil que tem capacidade para até oito ocupantes e sete opções de interior, projetadas em parceria como BMW Group DesignworksUSA. O modelo da cantora tem alcance de 2.182 km, incluindo reservas de combustível NBAA IFR, é capaz de voar de São Paulo para Montevidéu sem escalas.
A companhia considerada exemplo de qualidade, está com uma produtividade atual bem elevada, apresenta também o Phenon 300, um modelo de médio porte com motorização turbofan capacidade para transportar confortavelmente sete ou oito passageiros, fabricado no Brasil desde 2010, o jato realiza viagens de até 3.300km, voando a 45.00pés e atingindo velocidade máxima de 834 km/h, e tem o interior projetado pela DesignworksUSA, empresa do grupo BMW.
A Empresa Cessna lançou neste ano o novo Citation Tem, o modelo mais rápido, da geração de jatos executivos, superando o modelo Gulfstream G650. O interior do novo Citation Ten conta com assentos para oito passageiros na configuração dual club-seat, com adaptador para I-pod, I-phone e Mp3. Os engenheiros da Gulfstream dedicaram uma atenção especial ao ambiente da cabine. Na verdade, eles projetaram a aeronave de dentro para fora. Mais longa, mais ampla e mais alta do que qualquer cabine de sua categoria, oferecendo acomodações para até 18 pessoas.
Durante a LABACE 2012 (Latin America Business Aviation Conference and Exibition), a Embraer apresentou o Lineage 1000, produzido na mesma plataforma do Embraer 190, que transporta 190 passageiros, equipado com duas turbinas GE CF34-10E7-B, com 20.000 libras de empuxo cada, e pode cobrir distâncias sem escala o trajeto entre São Paulo (Brasil) e Orlando (EUA).