Trem de pouso parou no gramado da pista, ainda na zona de segurança, pela madrugada

Folhapress

Um dos maiores aviões cargueiros do mundo ultrapassou os limites da pista no Aeroporto de Guarulhos e foi parar na grama na madrugada desta terça-feira (11). A aeronave parou ainda na zona de segurança, e não houve danos ou feridos nem impacto na operação do aeroporto.

O incidente aconteceu às 4h49, quando o trem de pouso do cargueiro soviético Antonov 124, com capacidade de até 120 toneladas, acabou passando da pista e indo parar no gramado.
Como o episódio aconteceu pela madrugada, não provocou atrasos em aterrissagens de outros voos.

A operação de remoção da aeronave contou com um trator, o que é comum segundo informações do Aeroporto Internacional de Guarulhos, e a pista foi liberada ainda no começo da manhã.

O avião chegou a São Paulo vindo de Paramaribo, capital do Suriname. Antes disso, esteve em San Juan (Porto Rico), Dallas e Washington, nos Estados Unidos. Segundo o portal G1, a aeronave trazia 60 toneladas de equipamentos de proteção individual contratados pelo Ministério da Saúde para o combate à pandemia da Covid-19.

As causas do incidente serão investigadas pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), da Força Aérea, afirmou a administração do aeroporto.