A FundturMS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) marca presença durante evento do Meeting Brasil 2023 nesta segunda-feira (7), etapa Assunção (PY), em mais uma ação estratégica para promover e divulgar o Estado como um importante destino turístico. De acordo com o anuário 2022 do Observatório do Turismo de MS, o Paraguai é o terceiro maior emissor de turistas para Mato Grosso do Sul por via terrestre.

O Meeting Brasil 2023 é um evento que promove rodadas de negócios entre empresários brasileiros e agentes de viagens e operadores de turismo da América Latina. A edição deste ano teve quatro etapas, passando pelas cidades de Bogotá (Colômbia), Lima (Peru), Córdoba (Argentina) e, por último, em Assunção (Paraguai). O objetivo evento é conectar os destinos turísticos brasileiros com seus principais emissores de viajantes estrangeiros.

Além dos mais de mil profissionais do turismo dos quatro países, o evento conta também com a participação de representantes dos Estados da Bahia, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Além dos gestores públicos, o Meeting Brasil reúne as associações, a rede hoteleira e de receptivos nacionais nas rodadas de negócios.

Meeting Brasil

Com o objetivo de impulsionar o fluxo de turistas internacionais, Mato Grosso do Sul fará capacitação para agentes de viagens presentes no evento com informações importantes sobre os destinos turísticos do MS. Além disso, MS estará presente nas mídias e comunicação visual do Meeting Brasil, além de contar com a presença de oito empresários do Mato Grosso do Sul que participam de rodadas de negócios com cerca de 250 Operadoras e Agentes de Viagens do Paraguai, para apresentar seus produtos e estabelecendo novas relações comerciais.

As reservas para a maior feira do setor do Turismo do Brasil superaram expectativas e a organização definiu por aumentar a área útil do evento, que terá mais expositores e projetos diferenciados, adicionando valor à experiência dos visitantes de todos os perfis.

 

A edição de 50 anos da ABAV Expo, que retorna ao Rio de Janeiro com abertura oficial no Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro deste ano, terá mais de 37 mil metros quadrados e promete fazer história. 

O início das vendas para 2023 aconteceu no final do evento, em setembro do ano passado em Recife, quando a feira estava projetada para acontecer nos 26.431 metros quadrados dos pavilhões 1 e 2 do Riocentro. Naquela data as reservas já totalizaram 67% da área projetada para 2023. Antes mesmo do final de 2022 foi preciso repensar o projeto original. 

Houve aumento da demanda e oferta de projetos interessantes aos diversos públicos do Turismo.  Com os espaços praticamente tomados, a organização definiu por usar os maiores pavilhões, 3 e 4,  aumentando em 40,66% a área total do evento, assim como optou por oferecer uma experiência totalmente integrada e com foco na qualidade de entregas ao visitante.

Um dos pavilhões será dedicado aos destinos nacionais e internacionais, e outro abrigará os demais expositores do trade turístico. 

A área de capacitações e palestras, gratuitas ao público, estará integrada ao fluxo do evento no pavilhão 4, com espaços temáticos e oficinas, e trará inovações importantes em ESG e tecnologia. 

Estima-se que estarão presentes mais de 35.000 mil pessoas, 2.000 marcas expositoras e oferta de 50 capacitações. 

“A ABAV Expo é repaginada a cada ano para oferecer experiências únicas e imersivas. Para 2023 estamos construindo um fluxo de visitação inteligente, onde o visitante poderá se beneficiar da lógica no caminho que percorrerá ao longo da sua jornada pelo evento e conhecer mais e melhor.  Através desse percurso o nosso objetivo é o fomento do Turismo, tanto para quem expõe quanto para quem visita” , explica Magda Nassar, presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens. 

A ABAV Nacional, organizadora da ABAV Expo, estima que até junho deste ano 100% dos espaços disponíveis na feira já estejam vendidos. 

A ABAV Expo edição 50 anos acontecerá de 27 a 29 de setembro de 2023, no Riocentro, Rio de Janeiro. 

 

Sobre a ABAV Expo

A ABAV Expo é a maior feira do mercado do turismo brasileiro e uma das principais do calendário latino americano. Reúne os principais players do Turismo do Brasil e do mundo e é a grande vitrine e o ponto de encontro para o lançamento de novidades e apresentação de tendências para o mercado profissional do turismo, além de ser um ambiente de negócios, relacionamento e capacitações. Está em sua 50ª edição e é organizada e realizada pela ABAV Nacional. Foi apontada por 72% dos profissionais da indústria como o evento de maior relevância para participar em 2022, segundo pesquisa da ABAV em parceria com o SEBRAE em junho de 2021.

Em 2021, retornou sua característica itinerante, foi o primeiro grande evento teste seguindo os protocolos sanitários pós vacinação Covid-19 e aconteceu em Fortaleza. Arrecadou R$ 5,24 milhões de receita para a capital cearense. Com uma permanência média de 3,6 dias, cada visitante deixou na cidade R$ 693,26/dia em gastos com hospedagem (34,1%), compras (27,5%), alimentação (16,9%), entretenimento (11,7%) e transporte (9,8%). De acordo com o relatório produzido pelo Observatório de Turismo, os gastos com o fluxo turístico apresentaram impacto estimado em R$ 7,1 milhões na produção da economia de Fortaleza.

Em 2022, o evento foi realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Os indicadores econômicos, segundo a pesquisa realizada pela Secretaria de Turismo e Lazer do Estado de Pernambuco, por meio da EMPETUR e com o apoio do Observatório do Turismo, demonstram que a rede hoteleira no Grande Recife (Recife/Olinda e Jaboatão dos Guararapes) teve uma ocupação média de 88,52%. O fluxo de hóspedes nos hotéis foi de 26.017 turistas, com uma estadia média de 4,5 dias e valor médio de R$2.199,36. A receita turística bruta no período foi de R$84,5 milhões.

 

Page 3 of 5