A cidade mais turística do sul de Minas Gerais, e talvez uma das mais importantes do estado, reabre com 60% da capacidade de atendimento
(Assessoria de Imprensa)
O distrito de Monte Verde (MG) volta a reabrir as suas portas ao turismo a partir deste sábado, 17 de abril, após fechamento por completo que durou mais de 30 dias. A cidade mais turística do sul de Minas Gerais, e talvez uma das mais importantes do estado, reabre com 60% da capacidade de atendimento. A decisão foi anunciada na quinta-feira (15) pelo Governo do Estado de Minas Gerais.
Os empresários da cidade, todos sem exceção, já sentiam no bolso os efeitos do confinamento, com corte de vagas de trabalho, fechamento de alguns estabelecimentos comerciais, hotéis, pousadas e do comércio em geral.
Na última semana, uma carreata pacífica com empresários mobilizou mais 120 pessoas, pedindo ao prefeito municipal de Camanducaia a reabertura total de Monte Verde, que vive exclusivamente da atividade turística.
O movimento teve o apoio da Associação Comercial de Monte Verde, e rendeu repercussão na TV Globo e Rede Record. A entidade, com quase meio século de atuação, ajudou bastante na pressão para a retomada, assim como a diminuição dos casos, das internações e consequentemente alívio nos hospitais da região.
Os hotéis, bares, restaurantes e comércio terão de respeitar de maneira rigorosa os protocolos de saúde.
A Associação Comercial de Monte tem incentivado ações positivas para o distrito. Além de propor a criação do Circuito dos Ateliês e da Rota dos Chocolates, a entidade decorou Monte Verde para a Semana Santa, deixando as ruas da pequena vila com ares de alegria, renovando a esperança para o momento que virá a partir de agora. Portanto, os turistas que a visitarem terão ainda duas semanas para conferir o colorido das peças feitas por mais de 20 artistas da cidade.
A ACMV informa que todos os associados filiados já estão abrindo as suas reservas para a temporada Outono/Inverno. Segundo a presidente Paula Bars, a entidade irá criar um conselho de eventos que proporá um calendário bastante ativo, promovendo festivais de arte, gastronomia e eventos culturais.
Ainda estão previstos novos convênios, cursos de formação profissional e workshops para divulgar o destino em rodadas de negócios, além da realização de press trips com jornalistas especializados em economia e turismo, visita de influenciadores e um programa de desenvolvimento de economia criativa.