La Mamounia: O Melhor Hotel do Norte da África e um dos mais prestigiados do mundo
O icônico hotel marroquino conquista o topo do ranking da Condé Nast Traveler.
O icônico hotel marroquino conquista o topo do ranking da Condé Nast Traveler.
No dia 9 de outubro, às 19h, na Casa de Cláudio de Souza, o Museu Imperial promoverá o lançamento do Anuário do Museu Imperial-nova fase, volume 4,...
Craque compartilhará seus conhecimentos e experiências com crianças e jovens entre 6 e 15 anos. Evento será nos dias 12 e 13 de outubro.
Sabores que aquecem o coração e a alma na Costa do Descobrimento.
O cantor traz sua nova turnê para o Qualistage no dia 11 de outubro.
Demora por até 5 anos de um produto novo tem levado clientes a procurar seminovos; oferta desse tipo de bem tem aumentado com a migração de...
Craque compartilhará seus conhecimentos e experiências com crianças e jovens entre 6 e 15 anos. Evento será nos dias 12 e 13 de outubro.
Rede conclui mais uma etapa das obras de modernização e traz sofisticação ao restaurante.
Viva a Oktoberfest em grande estilo no Hotel Vila Inglesa.
Descubra 6 destinos incríveis a poucos quilômetros da cidade.
Um guia completo para planejar sua viagem e aproveitar ao máximo as belezas naturais da região.
Encravada no coração da Serra da Mantiqueira, Santo Antônio do Pinhal se destaca como uma das cidades mais charmosas do interior Paulista.
Os membros terão um mandato de dois anos. Estrutura renovada inclui representantes de novos ministérios e entidades da sociedade civil em busca da qualificação do diálogo.
O Salão Nacional do Turismo, em Brasília (DF), foi palco no último sábado (16.12) da posse de 90 membros do Conselho Nacional de Turismo (CNT). O órgão responsável pelo assessoramento técnico do Ministério do Turismo auxilia na definição e na implementação de políticas públicas. A nova composição resulta de um processo seletivo que buscou ampliar a participação de organizações da sociedade civil, a fim de qualificar o planejamento de ações. Na ocasião foram criados, ainda, duas novas câmaras permanentes: incentivo ao turismo em comunidades negras, indígenas e comunidades tradicionais e de segurança turística.
Confira AQUI a nova composição do CNT.
De forma inédita, a estrutura do Conselho, apresentada durante reunião, que contou com a participação da Secretária Executiva do MTur, Ana Carla Lopes, dispõe agora de entidades como a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE), a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, o Coletivo Brasileiro Pelo Turismo Responsável (Coletivo Muda!) e o Serviço Social do Comércio (SESC), entre outras, com mandatos de dois anos.
"É muito importante a ampliação da sociedade civil neste conselho. É uma bandeira do presidente Lula fortalecer o diálogo na nossa sociedade e o turismo é uma atividade que propaga o respeito a pluralidade cultural e social. Estamos vendo hoje, um grupo mais amplo e diverso e nosso setor só tem a ganhar com isso e é com esse foco que o Ministério do Turismo trabalha as suas políticas", afirmou a secretaria executiva da Pasta, Ana Carla Lopes.
"O turismo LGBT é um dos nichos mais rentáveis porque a comunidade valoriza muito o valor agregado do produto e do serviço. Considerando que a população LGBT é em torno de 12%, e deixar essa parcela fora das discussões e a população LGBT tem necessidades específicas e pra atrairmos esses turistas estrangeiros temos uma lição importante a ser feita", fala Ricardo Gomes, conselheiro, complementando que é de suma importância a participação da Câmara de Comércio e Turismo LGBT.
Também houve a inclusão no CNT da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR), do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) e da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT). A presença de entidades do tipo favorece a contribuição da academia e de especialistas às discussões a respeito dos rumos do setor, a partir de um debate técnico e com base em análises, dados confiáveis e métodos de monitoramento mais eficientes.
Outra novidade é a participação, agora na condição de membros permanentes, da Confederação Nacional de Municípios (CNM), da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados (CTUR), da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal (CDR), do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) e da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur).
O diretor de Gestão e Inovação na Embratur, Roberto Gevaerd, representando o presidente Marcelo Freixo, aproveitou para explicar aos conselheiros do CNT como a Agência vem atuando para organizar a sua área fiscal e de gestão. “Estamos trazendo mais inovação para o nosso trabalho, criando uma atmosfera de trazer mais tecnologia no setor do turismo para melhorar cada vez mais as experiências no setor do turismo. Além disso, estamos com a FGV planejando e preparando os próximos quatro anos da Agência. E tudo isso tem sido possível graças ao apoio do Ministério do Turismo, que tem nos apoiado em diversas ações”, enfatizou.
O CNT passa a contar, ainda, com representantes dos ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, dos Povos Indígenas e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A presença dos órgãos amplia a abordagem de temas transversais ao governo federal, a exemplo dos direitos das mulheres, das comunidades tradicionais, meio ambiente, igualdade racial e do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo.
"A ideia da criação desta câmara temática não inviabiliza a nossa participação em outros grupos mas é um convite para a participação dos demais conselheiros nessa pauta e mostrar como o turismo pode chegar nessas comunidades. Nós sabemos como deve ser a atuação do turismo nessas comunidades", afirmou a conselheira Chirley Pankará.
PAUTA - A reunião deste sábado do CNT também foi marcada pela apresentação da minuta de decreto presidencial do Plano Nacional de Turismo 2024-2027. O documento, que norteia ações para o desenvolvimento do setor no período, será submetido a avaliações e contribuições do Conselho, a fim de proporcionar o amplo debate, a construção coletiva do documento e subsidiar o seu posterior lançamento pelo Poder Executivo.
Os membros do colegiado discutiram, ainda, a instalação de Câmaras Temáticas no âmbito do CNT, dedicadas à análise de assuntos específicos do setor. A primeira Câmara Temática instituída foi a de Legislação Turística, que busca identificar e elaborar propostas para a extinção ou a mitigação de entraves no ambiente de negócios do turismo, com vistas ao aprimoramento da competitividade do setor.
SALÃO - Retomado após um hiato de 12 anos, o Salão Nacional do Turismo, que tem entrada gratuita e espera receber cerca de 20 mil pessoas, ocupa um espaço de 26 mil m² na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF) abrangendo cinco grandes eixos: Turismo de Natureza, Turismo Rural, Sol e Praia, Turismo Cultural e Turismo de Tendências. A feira também proporciona ao público conferir várias palestras e debates sobre assuntos relacionados à atividade turística, além de atrações culturais, gastronômicos e musicais.
Promovida pelo Ministério do Turismo em parceria com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal, a Embratur, o Banco do Brasil, a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), o SESC, o SENAC e o Sebrae Nacional, a 7ª edição do Salão conta com a exposição de diversos segmentos da produção associada ao setor, a exemplo da culinária, do artesanato, da agricultura familiar e de manifestações artísticas, entre outras.